The Wall Street Journal cobra por conteúdo online


23/03/2011


O The Wall Street Journal iniciou nesta quarta-feira, dia 23, a cobrança de US$ 1,99 por edição digital individual para iPad no iTunes, que pode ser comprada apenas pelo aplicativo no tablet da Apple. A iniciativa, que tem por objetivo a ampliação da receita do jornal, permite ao leitor o acesso às notícias sem a necessidade de fazer assinaturas mensais.
 
Os assinantes continuam tendo acesso ao conteúdo gratuito, porém limitado, por meio do mesmo aplicativo. Atualmente, a assinatura da versão digital do The Wall Street Journal, que inclui acesso aos aplicativos móveis para iPhone, Android e BlackBerry, custa US$ 3,99 por semana.
 
Ao optar pela venda através do iTunes, a versão para iPad do jornal renderá uma participação de 30% da receita gerada pela venda dos exemplares digitais
para a Apple.
 
O conteúdo digital é o mesmo apresentado na versão de papel e não será atualizado ao longo do dia. Os interessados podem comprar edições de anteriores, com limite de uma semana, também por US$ 1,99.
 
No próximo dia 28, o jornal The New York Times vai iniciar a cobrança pelo conteúdo do site nytimes.com.
 
Em fevereiro último, Rupert Murdoch investiu US$ 30 milhões no jornal para tablets The Daily, lançado exclusivamente para iPad. O custo é de US$ 0,14 por dia, US$ 0,99 por semana ou US$ 39,99 por ano. 

*Com agências internacionais.