Por Claudia Sanches*
27/01/2016
O Guardian Media Group, responsável pela publicação do The Guardian, anunciou um plano de reestruturação que visa reduzir em 20% os custos de produção do jornal, em que cerca de 100 funcionários devem ser demitidos.
Segundo o site Business Insider, a empresa afirma que a reestruturação visa evitar que o diário britânico, conhecido por grandes reportagens, como a revelação do esquema de espionagem da NSA denunciada por Edward Snowden, quebre nos próximos três anos.
Segundo David Pemsel, presidente-executivo do grupo, que atualmente emprega 1.960 funcionários, a reestruturação é uma forma de aumentar as receitas e reduzir o custo, a fim de “salvaguardar ao Guardian um jornalismo em perpetuidade”.
Atribui-se à crise do jornal a abertura de escritórios nos Estados Unidos e na Austrália, a construção de um site muito popular, lido por mais de 130 milhões de usuários únicos mensais, além da queda na arrecadação na venda de espaços publicitários. Os custos do Guardian Media Group teriam subido 23% em cinco anos, enquanto as receitas não acompanharam este volume.