Teatro do Oprimido denuncia roubo


29/08/2012


Em carta dirigida nesta quarta-feira, dia 29, aos amigos e amigas da instituição, o Centro de Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, denunciou o roubo praticado contra a sua sede na madrugada de domingo, dia 20, da qual foram levados duas máquinas fotográficas, um projetor, um notebook, um forno de microondas, dois microfones sem fio, uma caixa de retorno, um violão e 40 camisetas com a estampa “Viva Boal”.
 
A mensagem denuncia também a insegurança que domina o bairro da Lapa e convida os amigos do Centro do Teatro do Oprimido para um ato de solidariedade convocado para esta sexta-feira, dia 31, a partir das 18h30min, na sede do CTO, na Avenida Mem de Sá, 31.
 
A denúncia-apelo do CTO está assim redigida:
 
“Na madrugada de domingo, 20 de agosto, entraram pelo telhado e FURTARAM a  Casa do Centro de Teatro do Oprimido-CTO. A Lapa, berço da boemia, pede socorro!  Recentemente este reduto cultural vem sendo saqueado: de assaltos a pedestres aos diversos casarões  pertencentes aos grupos de teatro  Tá na Rua e Hombu, assim como os comerciantes locais.  
             
Levaram duas Câmeras Fotográficas, um Projetor , um Notebook, um Forno de Microondas , dois Microfones sem fio, uma Caixa de Retorno, um Violão  e, para surpresa de todos, 40 camisetas com a estampa “Viva Boal”, vendidas no Bazar organizado pela instituição. O prejuízo foi calculado em R$ 11.120,00.
                
Para preservar nossa integridade e segurança, ainda tivemos de investir na contratação de seguranças e instalação de alarmes, o que aumenta nosso prejuízo.
                         
Este fato doloroso  agrava ainda mais a crise que o CTO vem passando.  Infelizmente, sofremos com a falta de apoio governamental (exceção da Secretaria de Estado da Cultura  através da permissão de uso da casa) que cede  frente à crescente mercantilização da cultura,  junto a outros movimentos artísticos que estão à beira da falência. Sem projeto de grande porte, desde 2010,  o Centro de Teatro do Oprimido corre o risco eminente de  fechar suas portas.

Para manter a Casa aberta e descobrir as oportunidades diante dos perigos da crise, estamos trabalhando intensamente e chamamos você para participar dessa virada conosco!

 
O CTO quer reativar a Campanha Viva CTO! e precisamos pensar juntos como conseguir apoio, ajuda, afago, justiça, idéias, indicações e sugestões, caminhos e contatos, propostas e projetos.
 
A Campanha Viva CTO! reacende a chama desta conhecida e renomada instituição que há 26 anos trilha caminhos éticos e solidários traçados inicialmente com Augusto Boal e agora com toda sua equipe: Alessandro, Claudete, Flávio, Geo, Graça, Helen, Janaína, Monique e Olivar aqui no Rio e Bárbara e Cláudia Simone no exterior.

Temos sonhos e projetos que queremos dividir, e outros que queremos descobrir com vocês.

 
Convidamos você para a Plenária Amiga: dia 31  de agosto. sexta-feira, às 18h30min em nossa Casa – Avenida Mem de Sá 31. 
 
Vamos conversar e trocar idéias para que surjam novas esperanças e novas formas de luta. E depois da discussão, vamos esticar o papo tomando um caldinho de feijão e tocando, cantando, recitando, declamando, encenando! Teremos um palco livre para o Sarau dos Amigos e Amigas do CTO. Traga seu instrumento, sua poesia, seu ânimo e sua felicidade!
 
Obrigado por seu apoio sempre constante”