Tania Malheiros, sócia da ABI, volta aos palcos do Cariocando


25/11/2022


A cantora Tania Malheiros, associada da ABI, volta a se apresentar nesta sexta-feira, 25 de novembro, às 19h30, no Cariocando, Rua Silveira Marins, 139, Catete. O repertório é o que há de melhor do samba de raiz, como pérolas de Delcio Carvalho e Ivone Lara, Nelson Sargento, Xangô da Mangueira, Ary Barroso, Assis Valente e muito mais. Ingresso: R$ 30,00; reservas: 2557-3646.

Tania está completando 20 anos de carreira cantando em todos as regiões da cidade. Seus shows resgatam sempre nomes de compositores que são a própria História do Samba. Vale à pena conferir.

HISTÓRIA 

Com arranjos do maestro e pianista Gilson Peranzzetta, Tania lançou seu primeiro CD em 2010: “Deixa eu me benzer”, elogiado pela crítica e pelo público, com 14 sambas inéditos de nomes consagrados como Wilson Moreira, Paulo Cesar Pinheiro, entre outros. Em 2016, ela estreou como compositora em seu segundo álbum, repleto de novidades, com todos os arranjos de Peranzzetta. (Segue release sobre “A Moça no Espelho).

Ela virou verbete no Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira.

PELOS PALCOS DA CIDADE

Além do Cariocando, onde se apresenta há cerca de dez anos, Tania já cantou na Lapa, da Zona Norte a Zona Sul, passando pela Zona Oeste, Baixada Fluminense e Niterói, além de São Paulo. Durante 10 anos cantou nos carnavais da cidade pela RIOTUR, na Lapa, Madureira, Méier, entre outras praças.

PAIXÃO PELO SAMBA COMEÇOU NA INFÂNCIA

Foi em Niterói onde ela começou a cantar na infância por influência do pai, Mucio de Sá Malheiros, cavaquinhista, falecido. Até a adolescência, cantou em clubes e festas, em companhia do pai. Na adolescência, participou do Clube de Poesias criado pela escritora Neusa Peçanha, em Niterói. Formada em Jornalismo, passou pelas redações de grandes jornais e voltou aos palcos há cerca de 18 anos.

No currículo musical, tem se apresentado em eventos empresariais, tais como no projeto “Cartola de Todos os Tempos”, do Centro Cultural Light (16/10/08); com o mestre Xangô da Mangueira (falecido), nos projetos “Sobremesa Musical”, da Petrobras, Tribunal de Contas do Estado do Rio e de Niterói. Com Vó Maria, viúva de Donga (falecida em 2015), ela cantou no Teatro Municipal de Niterói, entre outros palcos.

A cantora também se orgulha de ter participado do lançamento do CD “Maxixe não é samba” de Vó Maria, e do CD de Xangô da Mangueira, patrocinado pela Eletrobrás e pelo IRB, direção musical de Paulão 7 Cordas. Em 2015, participou de shows memoráveis em homenagem ao compositor Geraldo Pereira, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e no SESC de Madureira. Em 2016, no CCJF, participou dos shows “O Samba Faz 100 Anos”, entre outros.

PARTICIPAÇÕES IMPORTANTES

A carreira de Tania Malheiros conta com outras participações relevantes: foi uma das convidadas de Noca da Portela no show realizado no Teatro João Caetano, em 2004. Dois anos antes participou de todas as homenagens oficiais pelo centenário do menestrel Carlos Cachaça: cantou no Palácio do Samba, na Mangueira; e no Teatro Carlos Gomes. Tania faz questão de lembrar que o saudoso cantor Nadinho da Ilha, também foi importante na construção de sua carreira, assim como Nelson Sargento, Delcio Carvalho, Wilson Moreira, sem deixar de falar em Vó Maria e Xangô da Mangueira. “Tenho imensa gratidão a todos pelo incentivo a minha carreira”,
comenta.

O JORNALISMO

Formada em Jornalismo, trabalhou em diversos veículos de comunicação, entre eles, O Fluminense, O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Em 1997, no Jornal do Brasil, onde foi colaboradora, ganhou o PRÊMIO ESSO nas áreas de ciência e tecnologia.

PORTAS FORAM ABERTAS

O incentivo de jornalistas e sambistas foi decisivo para despertá-la novamente. No ano de 2000, Tania deu canjas em várias rodas de samba em praças da cidade, como nos “Escravos da Mauá”. Ela passou um ano nas aulas de canto com Glória Queiroz, até fazer seu primeiro show em 2001. Depois disso, não parou mais. E assim, resgatando
sucessos de grandes nomes da música brasileira, ela tem pautado a sua carreira.