Tambor da Aldeia registra mais de 220 ocorrências sobre liberdade de imprensa


07/01/2022


Informativo mensal é produzido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI)

Boletim mensal traz balanço sobre liberdade de imprensa em 2021 – Divulgação

 

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lançou na semana passada, o boletim ‘Tambor da Aldeia’, da última edição de 2021. O informativo mensal da entidade traz um balanço com o número de agressões contra jornalistas. O material contabilizou 227 ocorrências envolvendo a liberdade de imprensa no Brasil e no mundo no ano passado. O levantamento tem pesquisa e edição do vice-presidente Vilson Romero, também diretor de Direitos Sociais e Imprensa Livre.

Também foram relatados 95 casos de agressões físicas e verbais, de assédio virtual, de cerceamento ao trabalho de comunicadores, de censura de reportagens e de tentativas de quebra de sigilo das fontes, entre outros, no território nacional. Além disso, o informativo mensal destacou 67 decisões e iniciativas envolvendo ações indenizatórias e outras medidas judiciais contra e a favor de veículos e profissionais da Comunicação.

A coluna ‘Notas do Brasil’ registrou que a polícia do Rio de Janeiro pediu indiciamento do editor do The Intercept Brasil, Leandro Demori. Além do caso de uma repórter que sofreu pressão para quebrar sigilo de suas fontes no Mato Grosso do Sul. Também foi salientado o episódio dos profissionais agredidos por seguranças do presidente Bolsonaro no sul da Bahia. O informativo mostra ainda que a Agência Lupa, de checagem contra fake news, denuncia ataques oficiais à imprensa.

Na coluna ‘Pelo Mundo’, registru 65 fatos ocorridos em dezenas de países como mortes, prisões, agressões e outros atentados ao exercício da profissão de jornalista. O boletim mensal completo pode ser acessado neste link.