“Talentos em Pauta” na Biblioteca Bastos Tigre


11/05/2010


O livro “Talentos em Pauta”, recém-lançado pela Editora Multifoco, reúne reportagens, entrevistas e artigos de estudantes de Comunicação que participam do Projeto Futuro Jornalista, vinculado ao O Estado RJ Online. O Presidente da ABI, Maurício Azêdo, assinou o prefácio da obra, que teve um exemplar doado para a Biblioteca Bastos Tigres, da ABI.

A Biblioteca Bastos Tigres, da ABI, acaba de receber um exemplar do livro “Talentos em Pauta”, lançado pela Editora Multifoco, com dezenas de reportagens, entrevistas e artigos assinados por estudantes de Comunicação do Projeto Futuro Jornalista, do Estado RJ Online (www.oestadorj.com.br) e dicas de profissionais experientes sobre a rotina do jornalismo online.

Criado em 2002, por Guilherme da França, o jornal O Estado RJ era distribuído gratuitamente em trens, barcas e metrô. Em 2007, o veículo encerrou a publicação da versão impressa e estreou na rede com O Estado RJ Online, dando início ao Projeto Futuro Jornalista, cujo objetivo é promover a qualificação profissional e incentivar talentos no campo do jornalismo.

Os estudantes realizam matérias para diversas editorias, desenvolvem as técnicas de jornalismo e acumulam experiência para a futura inserção no mercado de trabalho.

A organização do livro é de Guilherme da França, Daniele Barizon, também responsável pela edição, Fábio Augusto, Olívia Colares e Ana Magal, que fazem parte da equipe do Estado RJ Online, atualmente, formada por mais 50 colaboradores, entre diretores, editores, repórteres, colunistas e correspondentes em diversas regiões.

No prefácio de “Talentos em Pauta”, o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, ressalta o valor da iniciativa:

“Embora iniciantes ou ainda não profissionalizados, os autores dos trabalhos de “Talentos em Pauta” exibem sua qualificação nas reportagens, entrevistas e artigos aqui reunidos, que demonstram como o Projeto Futuro Jornalista tem uma visão abrangente e, em muitos aspectos, questionadora da vida social, visível na abrangência da pauta de que se ocupa, em que estão presentes o próprio Jornalismo e a educação, a segurança pública e a economia, o mundo do trabalho e o meio ambiente, a informática e o comportamento, este presente no texto de pelo menos oito dos autores.”

Segundo Maurício Azêdo, o livro é “um exemplo vigoroso do esforço que os seduzidos pelo jornalismo fazem para criar os meios de expressar e realizar a vocação que os domina e dar o seu recado, narrar o que vêem e o que ouvem e opinar sobre as questões que tocam a sua sensibilidade intelectual ou política.”