Surto de Covid-19 na imprensa: SJSP cobra medidas da Globo


19/01/2022


Por Anderson Scardoelli. Publicado no portal Comunique-se.

Entidade já havia adotado estratégia similar em caso envolvendo à Record TV

A Record TV não é a única emissora que tornou-se alvo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) por causa de cuidados a serem tomados no combate à Covid-19. Dias após cobrar publicamente medidas por parte do comando do canal comandado por Edir Macedo, a entidade se voltou contra a direção da Rede Globo de Televisão.

Em comunicado divulgado na noite da última sexta-feira, 7, o SJSP informa que recebeu relatos de “dezenas de casos de Covid-19” na redação da Globo na capital paulista. Com isso, entrou em contato com a emissora e solicitou testagem massiva entre os funcionários. De acordo com a nota, a reivindicação é para que “teste de maneira imediata todas as pessoas que tiveram contato com profissionais infectados nos últimos dias”.

Além disso, o sindicato fez outros dois pedidos para o veículo de comunicação da família Marinho. O primeiro foi indicar a necessidade de que os colaboradores infectados pelo novo coronavírus cumpram o “necessário repouso” enquanto estiverem em luta contra a doença. O outro ponto diz respeito ao modelo de trabalho em si. De forma oficial, a entidade solicita a adoção do home office ao maior número possível de globais.

Solicitamos à TV Globo que adote o home office para a maior parte dos profissionais

“Diante da variante ômicron e da alta dos casos de influenza H3N2, solicitamos à TV Globo que adote o home office para a maior parte dos profissionais que não necessitem exercer seu trabalho presencialmente”, posiciona-se o SJSP, citando, ainda, a questão do surto da gripe H3N2. “Além do imediato isolamento daqueles que apresentem sintomas relacionados a doenças respiratórias”, prosseguiu o sindicato.

Outros casos

Surtos de Covid-19 em redações espalhadas por São Paulo não estão restritos à Record TV e à Rede Globo, lamenta o sindicato. A entidade avisa que na última semana teve de lidar com caso semelhante em relação à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No fim do ano passado, informa a equipe sindical, a emissora atingida pelo novo coronavírus havia sido a RedeTV.