João Pedro Stédile debate os  anos JK no Macunaíma


09/02/2021


 

Stédile debate os  anos JK no Macunaíma

O Cineclube Macunaíma exibe nesta terça-feira, 9,  a partir das 18 hs, o documentário Os anos JK: uma trajetória política, de Silvio Tendler, no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube. Em seguida, haverá um debate, às 20h25, com a participação do diretor do filme; do economista e um dos incentivadores do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stédile; da pesquisadora e historiadora Isabel Lustosa; e de Ricardo Cota, mediador.

O longa aborda a história do Brasil entre 1940 e 1970 e a trajetória política do ex-presidente Juscelino Kubitschek, sua eleição, o nascimento de Brasília, o polêmico sucessor Jânio Quadros, a crise política, o golpe militar e a cassação dos direitos políticos do ”presidente bossa nova”, como ficou conhecido. JK propôs a aceleração do desenvolvimento do país rumo à modernidade.

Os anos JK , com 1h50m de duração, foi lançado em 1980 e obteve a terceira maior bilheteria para um documentário brasileiro na época, sendo visto por mais de 800 mil pessoas. Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio de melhor montagem no Festival de Gramado de 1980. Com narração de Othon Bastos, texto de Claudio Bojunga e música de Caíque Botkay, o filme tem entrevistas com Tancredo Neves, Renato Archer, Magalhães Pinto e o general Henrique Lott.