Solenidade do Projeto Redação 2010 será na ABI


03/12/2010


A Secretaria de Estado de Educação vai realizar nesta quarta-feira, dia 8, às 15h, no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI, a solenidade de encerramento do Projeto Redação 2010, promovido pelo jornal Folha Dirigida em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e a Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro(SEEDUC).
 
O evento contará com a participação do Sub-Secretário de Gestão da Rede e de Ensino, Antonio José Vieira de Paiva Neto, além de diretores e coordenadores escolares, professores e alunos do ensino médio da rede estadual.
 
O Projeto Redação 2010 tem por objetivo incentivar a leitura e o desenvolvimento correto da escrita entre os alunos do Ensino Médio da rede estadual de todo o estado, que são convidados a participar escrevendo uma redação. Cada escola define o tema e, após avaliar os trabalhos, seleciona a melhor redação, que é enviada para a SEEDUC.  
 
Na etapa seguinte, a Folha Dirigida publica um livro com as redações selecionadas. Na edição 2010 foram reunidas 175 redações. Além de estrelarem como co-autores na publicação, os participantes recebem quatro exemplares da obra e encaminham um deles à sua unidade escolar.
 
O Projeto Redação edita ainda um livro especial com redações de alunos de escolas particulares, federais e municipais. Três estudantes do estado têm seus textos publicados também neste livro.
 
Em 2009, os vencedores foram Caroline Siqueira Pereira, do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, de Teresópolis; Jonathan Willian dos Santos, do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara; e Mario Cordeiro de Abreu Gusmão, do Colégio Estadual Alcebíades Schwartz, de Campos dos Goytacazes. 
 
Coordenado pela professora Maria Gisela Cersósimo, o Projeto Redação comemora a sua 10ª edição em 2010.
—Esta iniciativa é muito importante para nós porque nas escolas temos muito cuidado e atenção com a língua portuguesa. O projeto faz com que os alunos escrevam melhor e tenham prazer na leitura. Eles se sentem muito motivados por serem co-autores do livro que reúne os textos escolhidos por cada escola do estado.
 
Segundo Gisela, o tema livre, um dos requisitos do projeto, estimula o desenvolvimento da criatividade e do processo comunicativo:
—A SEEDUC sugere que cada escola determine o tema. Surgem, assim, assuntos diversos. Violência, meio ambiente, bulling e direitos da mulher figuram entre os mais citados. Na edição 2010, o tema eleições apareceu em maior número. Vale lembrar que alguns participantes desenvolvem seus textos no formato de poesia. Uma experiência muito rica.