Socorro aos jornalistas do Haiti


18/01/2010


A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ), que reúne cerca de 600 mil profissionais em 125 países, divulgou comunicado nesta segunda-feira, dia 18, expressando consternação pela tragédia ocorrida no Haiti e fazendo um apelo à solidariedade mundial para a reconstrução do país. Gregorio Salazar, Diretor do Gabinete Regional da IFJ para a América Latina, afirmou que será fundamental o esforço de todos para que a população não seja sacrificada pela falta de garantia das necessidades mais elementares.

A entidade está lançando uma campanha de ajuda aos jornalistas e à mídia no Haiti. Aidan White, Secretário-geral da IFJ, ressaltou que entre as numerosas vítimas do terremoto estão jornalistas e demais trabalhadores de imprensa.
— Há necessidades humanitárias urgentes a serem executadas, mas também é vital o restabelecimento das comunicações, incluindo os veículos. Precisamos circular informações úteis para vencermos a tragédia.

Através das organizações filiadas à IFJ na América Latina está sendo organizado o envio de auxílio. A Federação dos Jornalistas de América Latina y el Caribe (FEPALC) coordena a implementação das ações.

O Diretor-executivo do Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ), Joel Simon, também anunciou uma campanha para arrecadar fundos em favor dos jornalistas haitianos. Os interessados em participar podem obter mais informações pelo endereço http://cpj.org.

O jornal mexicano El Financiero publicou matéria revelando as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas e veículos de comunicação na região. Segundo a publicação, o Le Nouvelliste criou um site no Facebook e reproduziu mensagem sobre 63 pessoas soterradas em um mercado. As rádios Kiskeya e Metropole também estão atuando através da rede. Contudo, a maior parte da mídia haitiana continua sem operar.

O Google criou um portal(google crisis response) para reunir informações sobre a ajuda humanitária, buscas, identificação de desaparecidos, entre outras urgências relacionadas ao Haiti.

Com informações da CPJ, Google, IF, Comunique-se