Socorro a São Luiz do Paraitinga


08/02/2010


A cidade histórica do Vale do Paraíba, localizada no interior de São Paulo, foi praticamente destruída durante as enchentes que atingiram a Região Sudeste no inicio deste ano. Cerca de 80% dos imóveis tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat ), desabaram com as forte chuvas, incluindo a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa e a Capela das Mercês.

Para ajudar na reconstrução da cidade, fotógrafos profissionais como Ed Viggiani, Franco Hoff, José Bassit, Marcelo Min, Marcello Vitorino e Toninho Cury criaram o site www.vivaparaitinga.com.br, através do qual estão sendo vendidas fotos da cidade registradas antes da tragédia.

Em entrevista ao ABI Online, Marcello Vitorino — um dos organizadores do movimento — conta como surgiu a ideia de criar o site, e informa de maneira os interessados podem participar da campanha.

ABI Online — Como surgiu e de quem foi a ideia de fazer campanha pela reconstrução de São Luiz do Paraitinga através de um site?

Marcello Vitorino —Seria uma grande ingenuidade crer que apenas através de um site como o “Viva Paraitinga!” seja possível reconstruir uma cidade. Vejo esta ação mais como um grande apelo simbólico do que essencialmente prático. Entretanto, tudo pode acontecer quando nos reunimos em torno de um objetivo comum. E é esta sinergia, ao meu ver, que coloca o mundo em movimento e transforma as pessoas em seres ativos. O que importa são os reflexos e os desdobramentos deste movimento. Bastava olhar e conversar com os amigos para sentir a vontade de todos em ajudar.

ABI Online — Como os fotógrafos se reuniram em torno do projeto?

Marcello Vitorino — Começamos com seis fotógrafos: Toninho Cury, Franco Hoff, José Bassit, Ed Viggiani, Marcelo Min e eu. Hoje, o site abriga trabalhos de 13 fotógrafos, e o material de outros cinco profissionais estão próximos de entrar.

ABI Online — Algum de vocês mora em Paraitinga ou tem parentes na cidade?

Marcello Vitorino — Toninho Cury tem uma ligação muito forte com a população local. Costuma visitar a cidade, mesmo em períodos fora das festas, para conversar com as pessoas, ouvir suas histórias e fotografá-las. Viggiani também está sempre por lá e tem muitos amigos na região. Eu visito São Luiz durante a Festa do Divino desde 2000, em função de um trabalho pessoal abordando questões ligadas à religiosidade.

ABI Online — Como tem sido a convocação dos profissionais para a campanha?

Marcello Vitorino — Através do boca-a-boca e também de pessoas que ficam sabendo do site e entram em contato.

ABI Online — Fotógrafos amadores também podem participar?

Marcello Vitorino — Desde que a foto represente uma expressão do autor. Se um morador tiver fotos significativas, ótimo. Estamos evitando meros registros.

ABI Online — Quais são as regras para participar do movimento?

Marcello Vitorino — O contato pode ser feito através do e.mail colabore@vivaparaitinga.com.br. Devem ser enviadas cerca de dez fotografias em baixa resolução, junto com um depoimento pessoal sobre São Luiz do Paraitinga.

ABI Online — Quem tiver fotos em negativo pode participar também?

Marcello Vitorino — Boa parte das fotos que já estão disponibilizadas foram produzidas em negativo e também em slide (cromo). Para isso, é preciso digitalizar o material com qualidade, pois, em um segundo momento, o arquivo deverá estar alta resolução, para suportar a ampliação no tamanho 40x60cm.

ABI Online — Como será feito o controle da verba arrecadada?

Marcello Vitorino — Todo o fluxo financeiro será disponibilizado no próprio site. Estamos estudando a viabilidade de instituir uma entidade jurídica sem fins lucrativos, controlada pelos moradores da cidade, para este fim.