8 de agosto de 2022


Só faltam os censores nas redações


26/08/2021


Os tempos sombrios e autoritários que estamos vivendo, a partir do bolsonarismo no poder, têm como uma das principais consequências o recrudescimento da censura à imprensa.

Nos últimos dias, o jornal O Globo, a revista Piauí e a RBS TV, por meio de determinações judiciais, tiveram o seu direito à liberdade de imprensa cerceado, numa afronta à Constituição Federal e à Convenção Americana de Direitos Humanos – assinada pelo Brasil, que proíbem a censura.

Nos casos da revista Piauí e da RBS TV, tem-se o agravante da imposição de censura prévia, numa aplicação saudosista e ilegal do decreto-lei da ditadura militar, que regulamentava este controle sobre a imprensa.

Mais uma vez, em defesa do Estado Democrático de Direito, a Associação Brasileira de Imprensa repudia estes hediondos atos de censura, e confia que estas medidas serão devidamente revogadas.

Paulo Jeronimo
Presidente da ABI

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012