Snowden: Canadá e EUA espionaram países do G-20 na cúpula de Toronto


Por Cláudia Souza*

28/11/2013


Edward Snowden (Foto: AP/Getty)

Edward Snowden (Foto: AP/Getty)

O Canadá permitiu que a NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional dos EUA) espionasse dirigentes dos países que participaram das cúpulas do G-8 e do G-20 em Toronto, em 2010, informou na madrugada desta quinta-feira (28/11) a emissora CBC News. As informações foram retiradas de documentos secretos vazados pelo ex-analista da CIA Edward Snowden.

Os documentos afirmam que “Washington transformou sua embaixada em Ottawa em um posto de comando durante uma operação de espionagem de seis dias”. Alpem disso, autoridades canadenses estavam completamente cientes das atividades norte-americanas até o ponto em que foram “estreitamente coordenadas com o Canadá”, através da CSEC (Central de Segurança das Telecomunicações do Canadá”, afirma o documento.

A justificativa oficial de Washington para mais um escandâlo de espionagem é que a intenção da NSA era “proporcionar apoio aos políticos” aos membros do G20. Por sua vez, o governo canadense se limitou a declarar que as atividades da CSEC são “legais” e relativas à “segurança nacional”.

A CSEC encarregada de ações de espionagem das telecomunicações, ganhou notoriedade internacional em outubro deste ano quando Snowden revelou que a estatal espionou o Ministério das Minas e Energia do Brasil.


* Com informações da Agência Efe, Publico.es, Washington Post