SJDF vai analisar conduta de repórter da Veja


06/09/2011


A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal(SJPDF) informa em seu site que recebeu diversas manifestações e duas representações formais contra o repórter Gustavo Ribeiro, autor das matérias “Madraçal do Planalto” e “O Poderoso Chefão”, publicadas na revista Veja.

A segunda representação também pede instauração de procedimento ético contra o editor Daniel Pereira, coutor da matéria “O Poderoso Chefão”.

 
De acordo com o SJPDF, tendo em vista o Código de Ética dos Jornalistas, as representações foram encaminhadas esta semana à Comissão de Ética da entidade, que irá analisar as circunstâncias de possível conduta antiética no exercício da profissão e as providências cabíveis.
 
Em virtude dos mandamentos do regimento interno, segundo o sindicato, será respeitado o sigilo do processo sob responsabilidade dos membros do colegiado, que terá 90 dias para se manifestar.
 
A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (DF) analisará as duas representações recebidas contra o repórter Gustavo Ribeiro, em razão das matérias “Madracal do Planalto” e “O Poderoso Chefão”, publicadas na revista Veja. Uma das representações também pede instauração de procedimento ético contra o coautor de “O Poderoso Chefão”, o editor Daniel Pereira.
O sindicato, que teria recebido diversas reclamações contra o jornalista, em razão das reportagens, pretende avaliar as possibilidades de conduta antiética no exercício da profissão. O colegiado responsável terá 90 dias para se manifestar.
As informações são do Portal Vermelho.