Sites e perfis no Facebook podem influenciar eleições


29/08/2018


O termo “notícias falsas” pode ser enganoso. Ele sugere que o fenômeno com o qual devemos nos preocupar é a proliferação de sites especializados em travestir mentiras de jornalismo. O que temos visto, no entanto, é algo maior e mais nuançado: o crescimento de sites que fazem proselitismo e propaganda política na forma de matérias noticiosas, inclusive mentindo, embora apenas ocasionalmente.

Esses sites fazem recortes convenientes do noticiário do dia e usam expedientes agressivos de desinformação, com manchetes sensacionalistas e em desacordo com o texto, fatos ampliados, distorcidos e tirados do contexto e especulações apresentadas como se fossem relatos fatuais. Alguns veiculam mentiras — nem todos e nem sempre. Para tornar tudo mais difícil, vários desses expedientes não são de uso exclusivo desse tipo de site.

Não se trata do velho jornalismo “engajado” ou “de combate”. Esses sites não têm o poder de difusão de massa — não têm uma gráfica e um sistema de distribuição física e são pouco acessados diretamente. Sua difusão se dá sobretudo por meio das mídias sociais, nas quais um público engajado e apaixonado compartilha manchetes para afirmar a identidade política e atacar o campo adversário.

 

– ÉPOCA

IMPRENSA VIVA

Ecossistema: 4 páginas, 1 site

Orientação partidária: contra Lula e Ciro

Desde quando: junho de 2015

Localização: Teófilo Otoni, MG

Alcance: 715 mil likes, 850 mil compartilhamentos por semana

Produção: 88 postagens por dia

POLÍTICA NA REDE

Ecossistema: 23 páginas, 4 sites (em atividade)

Orientação partidária: pró-Bolsonaro

Desde quando: maio de 2013

Localização: São Paulo, SP

Alcance: 17,6 milhões

de likes, 4,33 milhões de compartilhamentos por semana

Produção: 1.387 postagens por dia

 

O crescimento do alcance desse tipo de site — que, no Facebook, é responsável por algo como a metade de todos os compartilhamentos diários de notícias políticas — é um efeito colateral da polarização política que divide a sociedade brasileira. Quanto mais apaixonados estamos e quanto mais consideramos ilegítimos nossos adversários, com mais entusiasmo e mais frequentemente compartilhamos essas notícias hiperpartidárias.

Não se trata de um fenômeno eleitoral. Embora o termo “fake news” tenha emergido na cobertura das eleições presidenciais americanas de 2016, esses sites e páginas de Facebook têm uma rotina diária, extraeleitoral, na qual se empenham em disputar e moldar a opinião pública. No período eleitoral, no entanto, esforçam-se para converter essa opinião política em voto, de maneira direta ou indireta.

FALANDO VERDADES

Ecossistema: 10 páginas, 2 sites

Orientação partidária: pró-Lula

Desde quando: junho de 2016

Localização: Belém, PA, e São Paulo, SP

Alcance: 3 milhões de likes, 104 mil compartilhamentos por semana

Produção: 12 postagens por dia

DUPLO EXPRESSO

Ecossistema: 5 páginas, 1 site

Orientação partidária: pró-Lula

Desde quando: janeiro de 2018

Localização: Presidente Prudente, SP

Alcance: 464 mil likes, 90 mil compartilhamentos por semana

Produção: 40 postagens por dia

Nas páginas desta reportagem apresentamos um levantamento inédito dos ecossistemas de páginas do Facebook e de sites de notícias que têm sido mais atuantes e apontamos qual pode ser seu efeito eleitoral. Você verá aqui dez dos 12 ecossistemas avaliados. O levantamento completo será publicado na versão on-line desta reportagem.

Chamamos de “ecossistema” as relações intrínsecas que ligam sites de notícias a páginas do Facebook. Os operadores dos sites hiperpartidários normalmente precisam criar um portfólio misto de sites e páginas de Facebook. Os sites hospedam as notícias e as páginas “semeiam” o link no Facebook, isto é, lançam os conteúdos na mídia social para serem compartilhados pelos usuários polarizados.

– ÉPOCA

DEBATE POLÍTICO

Ecossistema: 7 páginas, 4 sites

Orientação partidária: pró-Ciro

Desde quando: outubro de 2016

Localização: Rio do Sul, SC

Alcance: 905 mil likes, 313 mil compartilhamentos por semana

Produção: 53 postagens por dia

Para operar um ecossistema, é preciso ter, ao mesmo tempo, um site que produza regularmente manchetes com grande apelo e uma página de grande alcance, com seguidores apaixonados por uma causa ou posição política. Uma vez que as notícias são semeadas, a polarização política faz o resto do trabalho, disseminando o conteúdo.

Nas páginas desta reportagem, apresentamos uma série de grafos — estruturas matemáticas compostas de nós (os círculos) e arestas (as conexões entre os nós). Os sites são representados por pontos em verde e as páginas do Facebook por pontos em vermelho. As conexões que ligam os pontos mostram a proporção dos links de um site que são compartilhados por uma página e a proporção dos posts da página que compartilham links dos sites ou postagens de outra página, numa relação de codependência.

– ÉPOCA

MOVIMENTO BRASIL LIVRE

Ecossistema: 11 páginas, 7 sites

Orientação partidária: ainda não definiu

Desde quando: novembro de 2014

Localização: São Paulo, SP

Alcance: 5,6 milhões de likes, 2,8 milhões de compartilhamentos por semana

Produção: 108 postagens por dia

PAPO TV

Ecossistema: 9 páginas, 1 site

Orientação partidária: pró-Bolsonaro

Desde quando: julho de 2013

Localização: Ribeirão Preto, SP

Alcance: 5 milhões de likes, 678 mil compartilhamentos por semana

Produção: 164 postagens por dia

*fora do ar

Embora tenham um conteúdo altamente engajado, os sites de notícia simulam neutralidade e isenção. Eles normalmente adotam nomes “neutros”, como Imprensa Viva, Folha Política ou Plantão Brasil. Já as páginas do Facebook costumam ter nomes engajados, como Intervenção das Forças Armadas, Jair Bolsonaro 2018 ou Burguesia Fede. O partidarismo do nome da página atrai o público engajado, o nome neutro do site de notícias agrada ao leitor, que imagina que sua posição política seria contemplada por uma cobertura verdadeiramente crítica e imparcial.

Os sites de notícias hiperpartidárias de esquerda e de direita são, em geral, bastante diferentes. Muitos dos sites de esquerda têm origem na chamada “blogosfera progressista” dos anos 2000, que buscava ser um contraponto à cobertura da grande imprensa, acusada de parcialidade. Esses sites são normalmente feitos por jornalistas profissionais que passaram antes pelas grandes redações. Apesar desse perfil dominante, há uma nova geração de sites com um perfil menos profissional e mais militante.

 

– ÉPOCA

PENSA BRASIL

Ecossistema: 5 páginas, 2 sites

Orientação partidária: antipetista

Desde quando: janeiro de 2016

Localização: Poços de Caldas, MG

Alcance: 383 mil likes, 26 mil compartilhamentos por semana

Produção: 59 postagens por dia

Já os sites de direita são mais recentes e normalmente têm origem no jornalismo-cidadão e no movimento anticorrupção. Eles são menos profissionais na forma e têm muito mais apelo junto ao grande público. Em geral, o expediente é oculto e os responsáveis se escondem em pseudônimos e perfis falsos.

Junto aos grafos, incluímos uma pequena ficha técnica com informações sobre os ecossistemas: número de páginas e de sites interligados, orientação partidária, data de fundação, localização geográfica — quando conhecida —, alcance semanal e produção diária.

– ÉPOCA

PLANTÃO BRASIL

Ecossistema: 6 páginas, 1 site

Orientação partidária: pró-Lula

Desde quando: novembro de 2014

Localização: São Paulo, SP

Alcance: 1,3 milhão de likes, 288 mil compartilhamentos por semana

Produção: 65 postagens por dia

Desde que Donald Trump foi eleito sob a suspeita de ter sido favorecido por sites de “notícias falsas”, o Facebook está sob grande pressão para tomar providências a fim de diminuir o alcance ou eliminar de vez a presença desses atores maliciosos. A plataforma, no entanto, tem resistido a esses apelos, restringindo sua interferência a duas linhas de ação: por um lado, reduzir o alcance de matérias que agências de verificação determinarem como comprovadamente falsas e, por outro, atacar atores maliciosos, não pela difusão de conteúdos falsos ou imprecisos, mas por não seguirem regras como não utilizar nomes falsos ou não tentar manipular o algoritmo com o compartilhamento simultâneo em páginas que escondem ser de um mesmo operador.

Em nosso levantamento, alguns dos ecossistemas identificados foram recentemente afetados ou derrubados por ações punitivas do Facebook. Indicamos com um asterisco (*) os ecossistemas que foram impactados por essas medidas.

– ÉPOCA

NOTÍCIAS BRASIL ONLINE

Ecossistema: 9 páginas, 5 sites

Orientação partidária: pró Bolsonaro

Desde quando: setembro de 2016

Localização: Praia Grande, SP

Alcance: 1,1 milhão de likes, 635 mil compartilhamentos por semana

Produção: 245 postagens por dia

Nem todos os conjuntos articulados de sites de notícias e páginas engajadas adotaram um candidato na corrida eleitoral. Alguns parecem claramente apoiar candidatos, mas outros apenas atacam posições do campo adversário.

Reunimos numa mesma página os ecossistemas que parecem apoiar o mesmo candidato ou estar no mesmo campo. O balanço mostra que Jair Bolsonaro, o candidato do PT e, em menor medida, Ciro Gomes são os atores que têm a seu lado o maior número de sites de notícias e páginas engajadas do Facebook.

O poder de fogo desses ecossistemas não deve ser subestimado. Em nosso monitoramento das 750 páginas de política mais relevantes no Facebook, esses ecossistemas respondem por cerca de um quarto de todas as interações — soma de compartilhamentos, curtidas e comentários.

Fonte: Revista Época