Sindicato repudiaagressão a jornalistas


19/07/2011


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Regional de São José do Rio Preto divulgou comunicado em protesto às agressões ao repórter da TV TEM, André Modesto e ao repórter fotográfico do Diário da Região, Guilherme Baffi, na última quarta-feira, 14, em frente à  delegacia de São José do Rio Preto, onde cobriam o depoimento da médica Flávia Leite Souza Santos, responsável pelo atendimento da estudante Luana Neves Ribeiro, que morreu durante procedimento de doação de medula. Os jornalistas teriam sido agredidos por familiares da médica cuja conduta clínica está sendo investigada pela polícia.
 
Veja a íntegra da nota do SJSP:
 
“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Regional de São José do Rio Preto, repudia as agressões sofridas pelo repórter fotográfico do Diário da Região, Guilherme Baffi, e o repórter da TV TEM, André Modesto, durante cobertura do depoimento da médica Flávia Leite Souza Santos, na manhã desta quarta-feira, na saída do 5º Distrito Policial.
 
A médica foi a responsável pelo atendimento à universitária Luana Neves Ribeiro, 21 anos, no Hospital de Base. A jovem, que era estudante de enfermagem, veio a óbito enquanto tentava doar medula óssea para uma criança com leucemia.
 
Segundo testemunhas e imagens gravadas e veiculadas pela afiliada da Rede Globo, familiares da médica agrediram física e verbalmente os dois profissionais. Consta que os jornalistas foram chamados até de abutres pelos agressores.
 
O SJSP manifesta seu apoio aos jornalistas que estavam cumprindo apenas com seu dever de ofício e reitera seu repúdio a atos covardes, que violam o direito ao livre exercício profissional e caracterizam o chamado exercício arbitrário das próprias razões.Daniele Jammal
Diretora Regional do Sindicato dos JornalistasProfissionais no Estado de São Paulo”