Sindicato lança cartilha contra o assédio moral


18/04/2016


O Portal dos Jornalistas&Cia postou que o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal lançou, no último dia 7, Dia do Jornalista, a Campanha contra o assédio moral, tendo como primeira ação a distribuição da cartilha “Assédio moral: uma violência que não pode ser silenciada”. A iniciativa tem o objetivo de munir a categoria com informações sobre o assunto para que os profissionais não só saibam o que caracteriza o assédio moral mas também tenham conhecimento dos seus prejuízos e de como comprovar essa prática na Justiça.

Segundo a publicação, o material mostra que o assédio moral prejudica a atividade jornalística, a sociedade e sobretudo os profissionais, que contraem doenças físicas e psicológicas. A entidade informa ainda que o jornalista que quiser denunciar algum caso de assédio poderá utilizar o canal da ouvidoria do Sindicato, enviar e-mail para ouvidoria@sjpdf.org.br ou fazer contato direto pelo 61-3343-2251. Não é obrigatório se identificar e a entidade garante o sigilo. O jornalista deverá deixar um meio de contato para que ocorra o diálogo.

O site acrescenta que, independentemente de entrar ou não com uma ação, o profissional também pode buscar auxílio jurídico junto à entidade. A cartilha, de 20 páginas, aborda desde o significado do assédio até decisões judiciais sobre o tema. O material será divulgado nas principais redações de jornais e assessorias do Distrito Federal.

Os diretores do Sindicato farão visitas para explicar o conteúdo do material e a importância do enfrentamento precoce do problema. Outras atividades de sensibilização com rodas de conversas e enquete sobre o tema também serão lançadas em Brasília.