Show e selo no aniversário da ABI, dia 7


04/04/2008


Nesta segunda-feira, dia 7, a ABI completa um século de fundação. O ponto alto das comemorações será a solenidade oficial no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, às 20h. O Vice-presidente da República, José Alencar, é o convidado de honra do evento, que terá apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky, e do cantor e compositor Paulinho da Viola. Estarão presentes à festa autoridades, jornalistas e representantes de diversos segmentos da sociedade civil — entre os quais dezenas de figuras ilustres que aceitaram o convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da ABI.

Também nesta segunda-feira será lançado o selo comemorativo do Centenário da ABI em ato na sede da entidade, às 11h, com a presença do Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Carlos Henrique Custódio, que virá de Brasília para a solenidade. A emissão foi determinada pelo Ministro das Comunicações, Hélio Costa. O selo destaca a imagem da atual sede da Associação Brasileira de Imprensa no Rio de Janeiro — que, pelos arquitetos Milton e Marcelo Roberto e inaugurada em 10 de setembro de 1938, é um dos marcos da moderna arquitetura brasileira projetada —, a face de seu fundador, Gustavo de Lacerda, e a logomarca da ABI. Ao fundo, há ainda a imagem esmaecida de uma página do jornal publicado pela Associação, com fotos de fachadas de prédios que a instituição ocupou até chegar à Rua Araújo Porto Alegre, no Centro do Rio. As cores da bandeira do Brasil na logomarca da Associação e a tarja azul com a respectiva legenda imprimem brasilidade ao conjunto. De acordo com o Presidente da ABI, jornalista Maurício Azêdo, com esta homenagem os Correios “ratificam, por meio da filatelia, a missão de propagar os valores mais representativos das instituições brasileiras”.

Fundada numa época em que não existiam sindicatos, leis trabalhistas e entidades de defesa profissional, a ABI foi a primeira instituição de imprensa do Brasil. A partir dos anos 1960, incorporou a defesa dos direitos humanos à luta pela liberdade de imprensa, com atuação determinante em movimentos de destaque no País, como durante a campanha “O petróleo é nosso”, lançada na entidade em 4 de abril de 1948; pela anistia, no fim da década de 70; no movimento Diretas Já, em 1984; e na convocação da Assembléia Nacional Constituinte, em 1986.

A programação dos cem anos da ABI, que teve início em 1º de abril se estenderá até março de 2009, com exposições, seminários, e diversas homenagens em vários estados brasileiros.

  • Clique aqui para ver a programação completa

  •