Sextou


01/07/2022


Arraiá

Vida de jornalista é dura, mas também cheia de graça. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia realiza o 2º Arraiá dos Jornalistas nesta sexta-feira, 1º de julho, em Salvador. Vai ser no Gibão de Couro, na Pituba, a partir das 21h. A promessa é de cinco horas de forró animado por artistas consagrados nos festejos. Mais de 300 jornalistas confirmaram presença. Vai ter de um tudo, inclusive sorteio de brindes, como caneca térmica, carregador portátil, voucher em clínica de estética, e até um fim de semana em Morro de São Paulo. ‘Nós sofre mas se diverti’. Os ingressos estão à venda no Sinjorba e pelo Tel/sApp (71) 3321-1914. Preço de R$ 30,00, e R$15,00 para sindicalizados com a mensalidade em dia. Será exigida caderneta de vacinação com as três doses carimbadas.

Cinema

Dica do crítico Rodrigo Fonseca. O filme é “O truque da galinha” (“Feathers”), primeiro longa-metragem do egípcio Omar El Zohairy, de 34 anos, premiado com o Grand Prix Nespresso de Melhor Filme da Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2021 e pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica. Destaque para os atores amadores selecionados nas ruas pelo cineasta. “Demyana Nassar é a mais impressionante estrela dessa trupe, no papel da mãe coragem de uma família paupérrima de uma cidade operária do Egito, surpreendida por um acontecimento nas raias do realismo mágico”, diz Rodrigo. O marido, vivido por Samy Bassouny, sujeito cheio de dívidas, decide ostentar o que não tem para celebrar o aniversário de um dos filhos. O mágico contratado para animar a festa o faz desaparecer e uma galinha aparece em seu lugar. O roteiro assinado por Ahmed Amer e El Zohaairy investe na forma amarga de humor. O deslumbre da fotografia de Kamal Samy dá o tom de naturalismo ao ‘O truque da galinha’. No Rio, em cartaz no Estação Net Rio, sessão às 14h e às 21h.

Música

No canal do youtube VLAD ‘Calado é um poeta’, já disponível o vídeo ‘VLAP ao Vivo em Casa – Calado convida cantores e compositores da nova geração’. São oito músicas autorais que misturam influencias. Laura Lyra e Paulo Domingues estão nesta primeira edição do projeto viabilizado por meio do edital Cultura NA Rede 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Qualquer dia e hora no link do canal

Teatro

O palco do Martim Gonçalves, da tradicional Escola de Teatro da UFBA, em Salvador, volta à atividade presencial com a peça ‘O Cego e o Louco’, espetáculo de final de curso com direção da professora Evani Tavares, que também assina a adaptação do texto da dramaturga baiana Cláudia Barral. Em cena, dois irmãos em isolamento voluntário, co-dependentes física e emocionalmente, compartilhando seus medos e vivendo a expectativa da chegada de uma jovem vizinha. Em mais de 60 anos, o teatro é espaço de difusão de obras produzidas pelo processo de ensino, pesquisa e extensão acadêmica. ‘O Cego e o Louco’ está em cartaz até domingo, sempre às 20h. Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria 1h (uma hora) antes do início de cada sessão. Obrigatório o uso de máscara.

Roda de Leitura

Nesta sexta-feira, das 18h às 19h30, a poeta e cronista Mara Senna conversa sobre Pequenas Epifanias de Caio Fernando Abreu. Mara integra o grupo de teoria e prática de Formação Literária para Mediadores de Leitura, do Instituto Estação das Letras, promotor do evento. O já falecido jornalista, dramaturgo, e escritor Caio Fernando Abreu( 1948-1996) é considerado um expoente da geração que marcou a cena cultural do país nos anos 80. Uma de suas obras mais conhecidas é Morangos Mofados (1982). Recebeu três vezes o Prêmio Jabuti, na Categoria Contos, Crônicas e Novelas com as obras: “O Triângulo das Águas” (1984), “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” (1989) e “As Ovelhas Negras” (1995). Em 1989 recebeu o Prêmio Molière, junto com Luiz Artur Nunes, com a peça “A Maldição do Vale Negro” (1988). Em 1990 publicou seu último romance “Onde Andará Dulce Veiga?”, que em 1991 recebeu o Prêmio da APC, de melhor obra do ano.

Inscrição grátis no sympla