Sextou


08/07/2022


Estreia

Domingo tem espetáculo? Tem sim, dos melhores. Bem-vindas, bem-vindos, e quem mais chegar, ao ABI Teatro que estreia neste dia 10, às 19:00, no canal ABI do youtube.

A peça é ‘Vicente e Antônio’, história da amizade entre dois brasileiros extraordinários que contribuíram e ainda contribuem com seu legado para a Cultura em seu sentido maior. Durante mais de 50 anos eles produziram reflexões sobre as consequências do imperialismo, colonialismo, da escravidão, e os feitos do capitalismo predador na construção da sociedade. Num trecho do texto “Orgulho selvagem e tenacidade”, Florestan escreveu: ‘Que seja extinta a ‘cultura da ignorância’, que diz que o povo não precisa nada disso para ser feliz. A nossa resposta é que o povo precisa não só de alimentos, de habitação, de assistência médica. Precisa de cultura e de consciência crítica, para ser capaz de universalizar a cidadania e contribuir para o crescimento da civilização moderna. Espírito crítico para combater não só uma elite de espírito estreito, que tornou miserável um país rico. Mas para combater esse pensamento que instrumentaliza a tecnologia e se deixa escravizar por ela, esse pensamento que leva países como o nosso a abandonar a pesquisa básica, construída pela imaginação científica, filosófica e artística’.

A primeira carta foi de Florestan para Candido em 1942, e a correspondência só parou quando a vida cessou. Florestan, o Vicente, tinha 21 anos, Antonio, 23. Por que Vicente no Florestan? Ah, só assistindo a peça seguida de debate com Florestan Fernandes Júnior e o diretor Oswaldo Mendes no canal ABI do youtube, às 19h. Mediação de Maurini de Souza.

Festival de Harpa

Hoje, domingo (10), na 17ª edição do Rio Harp Festival, no Teatro II do CCBB, Rua Primeiro de Março, 66, Centro, tem Les Alizes, às 13h, e reapresentação do Sexteto Ecos Latino às 15:00.

Entrada franca com retirada de ingressos na bilheteria ou no site eventim.com.br

Babado na Lapa

Domingo, das 11h às 19h, “Veste o melhor look, cata as amigues todes e corre que vai ser BABADO!”. Assim a comunidade LGBTI+ convida para a Feira babadeira 2022. Na programação, show de Drags, desfile da Escola de Divines, DJs, música ao vivo, lançamento do Bloco 🧡 Diversidade e serviços para a comunidade LGBTI+.

Aviso da organização: Ei, bee! Não vai esquecer de trazer 1 Kg de alimento para doação heim? Ajude a gente a fazer a sua alegria e a de muitas outras!

“E aí, vai perder o show para ficar assistindo série?”. A Feira é na Rua do Rezende, próximo ao número 21.

Feira UrussuMirim – A celebração indígena fazendo um mundo melhor

A Feira UrussuMirim Karioka realizará a sua 1ª edição oficial no dia 10/07, domingo, das 9h às 17h, na Praça Luís de Camões, Glória, Rio de Janeiro, RJ.

O evento, realizado pelo Koletivo UrussuMirim Karioka, é representado por indígenas das nações Tupinambá, Saterê Mawè, Pataxó, Arapium, Potiguara, Tikuna, Puri, Baniwa, Ashaninka, Fulni-Ô, Guarani entre outras etnias, e conta com o apoio do Mani Bank, Rádio Yandê. Yby Festival, Associação Nacional dos Organizadores e Expositores de Feiras e Negócios (ANAEXPO), Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cepir), Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi) da Prefeitura do Rio, Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro e Superintendência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

É uma feira de empreendedorismo indígena multicultural que busca dar maior visibilidade, protagonismo e autonomia à causa e valorizar a população indígena que reside no Rio. Também é uma grande oportunidade da população carioca conhecer as obras e trabalhos indígenas sem intermediários.

A edição Feira UrussuMirim Karioka contará com oficinas, atividades culturais, além de uma feira com 17 empreendedores indígenas e não indígenas, que apresentarão obras das culturas indígenas, peças de arte, propostas de sustentabilidade e de cultura alimentar. O evento é gratuito.

Semana de Guimarães Rosa

Começa domingo, dia 10, a 34ª Semana Rosiana que se estende até 16 de julho na pequenina cidade mineira de Cordisburgo, distante 120 quilômetros da capital Belo Horizonte. O evento celebra os “70 Anos da Viagem de 1952 – A Boiada” e os “60 Anos do Livro Primeiras Estórias”, obras do escritor e diplomata João Guimaraes Rosa. É intensa a oferta de atividades culturais. Tem narração de estórias pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, caminhada literária Urbana e Ecoliterária pelo Grupo Caminhos do Sertão, roda de leitura, palestras, mesas redondas, saraus, oficinas de arte, apresentações teatrais, lançamento de livro, e saborosa feira gastronômica. ´programa completa está no link, ACESSAR A PROGRAMAÇÃO OFICIAL EM PDF

Mais informações: Museu Casa Guimarães Rosa (31) 996183291 e