Sextou


21/10/2022


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

Paris, França

Sábado

Democracia versus nazifascismo

Na Praça de Stalingrado, ato público ‘A democracia brasileira em perigo!’organizado por forças solidárias à sociedade civil brasileira em luta pela preservação dos valores democráticos, do respeito aos direitos humanos, e por um país justo e plural. Os manifestantes prometem manter a mobilização até dia 30, segundo turno da eleição presidencial, com a consigna ‘O Brasil resiste, a luta é mais urgente do que nunca!’. Às 15h local.

 Rio de Janeiro      

Sexta-feira

Liberdade em cena

O Encontro de Cinema Negro completa 15 anos com exibição de 150 filmes, entre longas, médias e curtas, nacionais e internacionais. São temáticas queer, masculinidade, olhares sobre infância, meio ambiente e subjetividades relacionadas ao povo preto. Dos   selecionados para a competição oficial, 46 foram dirigidos por mulheres. Dentre os filmes internacionais, estão “The Gravedigger’s Wife”, indicado ao Oscar e vencedor do principal prêmio de ficção do FESPACO, Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, e “Garderie Nocturne”, vencedor de melhor documentário do mesmo festival realizado na capital do país africano Burkina Faso. Também será exibido o filme jamaicano “Jonkonnu Nunca Morre”, que recebeu menção honrosa no Short Cannes. O Cinema Negro foi criado pelo diretor e ator negro Zózimo Bulbul falecido em 2013. Até segunda-feira, 24, nas telas do Cine Odeon, CCJF, Estação Net Rio e Estação Botafogo 2.

 Sábado

Liberdade em cena I

Às 18h, exibição de “Igualdade Já! Tributo a Carlos Alberto Caó”, sobre a vida do jornalista, advogado, político e ativista antirracista Carlos Alberto Oliveira dos Santos. Caó, como era conhecido, foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, vice-presidente da UNE, tendo sido preso e torturado pela ditadura militar. Como Deputado Federal Constituinte em 1988, atuou na luta dos direitos civis e foi dele a emenda que determinou que “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível”. Dirigido por Filó Filho e Wanda Ribeiro, o filme que foi selecionado para a competição oficial teve apoio do Movimento Negro brasileiro, do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, atuante no combate à intolerância religiosa e racismo, e do Instituto Cultne que abriga o mais completo acervo digital de cultura negra da América Latina. No Cine Odeon, Praça Floriano 7, Centro.

Juntas somos fortes

Nesta sexta (21), Dia Nacional da Mobilização das Mulheres com Lula, o Comitê pela Democracia da Rocinha convoca para caminhada na comunidade da zona Sul carioca que tem cerca de 150 mil moradores. O ponto de encontro é às 14h na saída do metro São Conrado de onde as Mulheres com Lula partem às 15h em direção à sede do Comitê, na estrada da Gávea 502.

Samba no Armazém

Às 15h, mais uma roda do samba de primeira do grupo Jequitibá. No Armazém do Campo, o charmoso e resistente espaço situado no coração da Lapa. No cardápio, comidinhas preparadas com produtos orgânicos também à venda no local. Av. Mem de Sá, 135, Centro.

O amor está no ar

A Frente Internacional dos Sem Teto, o movimento Privatizar faz mal ao rasil, e outras organizações, promovem a caminhada ‘O amor vai vencer’ que sai da Candelária em direção à Central do Brasil percorrendo a Avenida Presidente Vargas. Às 17h.

Domingo    

                                                      

Concentra e sai

Às 11h, os blocos de rua e da democracia se encontram no Posto 4 da orla de Copacabana para o esquenta dos tamborins que vão dar o ritmo do Carnalula. Rodada de folia cívico-política para derrotar o vudu, calamidade, juízo final, que se infiltrou no país, e eleger e trazer de volta o ex-presidente Lula para o Brasil voltar a ser feliz. O desfile está programado para ter início às 12h.

Quinta-feira, dia 27

Olga

Cinedebate no Centro Cultural da Justiça Federal, com exibição de Olga, filme inspirado no livro homônimo do jornalista Fernando Moraes. A seguir, debate com a historiadora Anita Leocádia Prestes, filha de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes que nasceu no campo nazista em que sua mãe foi exterminada, o jornalista Lira Neto, a juíza do Trabalho, Daniela Muller, e os professores de Direito da PUC-Rio Gisele Citadino e João Ricardo Dornelles que também coordena o Núcleo de Direito Humanos da PUC. A sessão tem início às 17h. Entrada gratuita. Av. Rio Branco 241, Centro.

São Paulo

Sexta-feira

Dias Gomes

No centenário do dramaturgo que eternizou personagens das telenovelas que escreveu, o Itau Cultural realiza a Ocupação Dias Gomes, autor que botou em cena a realidade brasileira nas figuras de Zé do Burro, Odorico Paraguaçu, Branca Dias, Viúva Porcina, e tantas outras criaturas peculiares sempre vivas na memória do espectador. Na exposição, o público tem contato com sua vida e obra por meio de fotos, documentos, peças de acervo e depoimentos. De terça a domingo, a partir das 11h. Entrada gratuita. Avenida Paulista 149, Capital.

Sábado e domingo    

                                        

Mario de Andrade

Até domingo, a Biblioteca Mário de Andrade recebe o público na segunda edição do Festival Mário de Andrade que tem como tema “Literatura e Artes na Pauliceia 2022”. Palestras, debates, oficinas, e saraus com autores de todo o país tratam da diversidade literária atual. Museu da Língua Portuguesa, SESC 24 de Maio, e Centro Cultural Correios São Paulo, se integram ao festival com programação especial. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela organização do evento, “a formação de leitores é um dos objetivos mais importantes do Festival Mário de Andrade, que em sua segunda edição já mostra potencial para se firmar como um dos mais importantes festivais literários do país”. Das 10h às 18h.  Entrada gratuita. R. da Consolação 94, República, capital. Próximo à Estação Anhangabaú do Metrô.

Tiradentes, Minas Gerais

Até terça-feira, dia 25

Prazo final

Termina terça-feira próxima a inscrição de filmes na 1ª etapa 26ª Mostra Tiradentes. A mostra da cidade histórica de Minas é tradicional espaço de exibição, formação, apreensão e discussão do cinema brasileiro, atento às mudanças do audiovisual tanto no aspecto tecnológico como no modo de pensar o conteúdo. Data prevista de realização do evento é de 20 a 28 de janeiro de 2023. Inscrições no site https://universoproducao.com.br/inscricoesConfira o regulamento.

Viamão, Rio Grande do Sul

Segunda-feira, dia 24

Fé na democracia

No Centro de Estudos Budistas Bodisatva, lançamento da Carta Fé na Democracia às 19h. Os organizadores chamam atenção de que “o momento histórico do Brasil exige a presença ativa de todos os atores sociais” e por isso convida representantes de instituições ligadas às tradições religiosas, educacionais, ambientais, povos tradicionais e cientistas, com o propósito de “reafirmar a fé na democracia, nos princípios e valores considerados urgentes e necessários para a coexistência, nesse planeta tão ameaçado”, enfatizam. O Cebb fica na Estrada Caminho do Meio 2600. Evento presencial e online pelo canal do Cebb no Youtube. A carta está disponível para adesão no site www.fenademocracia.org.br.

Qualquer dia e hora

A brinca e à vera                                            

Jogo que esclarece quem ainda está indeciso sobre em que votar na eleição presidencial do próximo dia 30 de outubro.

Marque a opção desejada

1 – Você  é  a favor do orçamento secreto?

(  ) Sim    (  ) Não

2 – Você  apoia o uso de 100 anos de sigilo nos casos de corrupção pelo atual presidente do Brasil?

(  ) Sim    (  ) Não

3 – Você  apoia o discurso contra a democracia?

(  ) Sim    (  ) Não

4 – Você  apoia a compra de 51 imóveis com dinheiro vivo, que permite a lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio?

(  ) Sim    (  ) Não

5 – Você  zombaria de doentes morrendo de COVID?

(  ) Sim   (  ) Não

6 – Você  passearia de moto ou jetski enquanto doentes e profissionais de saúde morriam nos hospitais?

(  ) Sim    (  ) Não

7- Você  apoia o atual  retorno do Brasil ao mapa da fome?

(  ) Sim    (  ) Não

8- Você  defende o peculato (rachadinha, que é a apropriação de grande parte de salários de funcionários de gabinetes)?

(  ) Sim    (  ) Não

9- Você apoia o discurso de ódio?

(  ) Sim    (  ) Não

10- Você  acha que Nordestino é analfabeto por votar em LULA?

(  ) Sim   (  ) Não

11- Você apoia miliciano?

(  ) Sim    (  ) Não

12- Você  apoia os cortes na educação, farmácia popular, merenda, cultura, combate ao câncer e na Ciência ?

(  ) Sim    (  ) Não

13- Você  apoia a continuidade da garimpagem ilegal, grilagem e o fim das políticas que garantem a proteção das terras indígenas?

(  ) Sim    (  ) Não

14- Você  é a favor da devastação de Florestas e matança de Indígenas e matança de defensores do meio ambiente?

(  ) Sim   (  ) Não

15- Você  é a favor do desrespeito a outras religiões e do uso das religiões para fazer campanha eleitoral?

(  ) Sim    (  ) Não

16- Você é a favor da redução de vacinas que erradicaram doenças no Brasil como a paralisia infantil (poliomielite)?

(  ) Sim    (  ) Não

17- Você  apoia o uso de “fakenews” pra desinformar a população?

(  ) Sim    (  ) Não

18- Você estupraria uma deputada federal desde que ela fosse bonita?

( ) Sim     (  ) Não

19- Você é a favor do aumento da distribuição de armas de fogo?

(  ) Sim    (  ) Não

20- Você é a favor da continuidade da nossa baixa credibilidade internacional?

(  ) Sim    (  ) Não

*Some todas as respostas ‘Não’. Se a soma for maior que 3, seu voto no dia 30 é Lula 13.

Cultura cidadã

O Movimento Jornalistas com Lula, lançado há quatro meses no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, produziu 10 pequenos e diretos textos sobre as atividades meliantes do personagem-caldeirão de adjetivos negativos que ocupa o palácio do Planalto e está candidato à reeleição. O Sextou, então, trouxe para compartilhar com seus/ suas leitoras. Bom final de semana.