Setor de comunicações cresce nos EUA


11/08/2010


 
 
De acordo com previsões da Veronis Suhler Stevenson, empresa norte-americana de investimentos em participações especializada em mídia e comunicações, o crescimento anual médio no setor nos Estados Unidos deve ser de 6,1% entre 2009 e 2014, para US$ 1,42 trilhão, em comparação à previsão de aumento de 5,8% no Produto Interno Bruto (PIB) nominal do país.
 
A tendência, segundo os especialistas, é que os gastos nos segmentos analisados devem ter crescimento maior do que a economia em geral dos Estados Unidos até 2014. Isso significa que à medida que a economia volta a crescer gradualmente, os gastos em mídia e comunicações vão se recuperar da queda nos anúncios provocada pela recessão e avançarão 3,5% em 2010, apontam as previsões da Veronis Suhler Stevenson.
 
O estudo prevê também que, nos próximos quatro anos, a expansão do setor será puxada pelos novos serviços de aparelhos sem fio e por aplicativos que permitem aos usuários assistir ou ouvir qualquer coisa que queiram, sempre que queiram. Pelas projeções da Veronis Suhler Stevenson, os consumidores devem se recuperar cada vez mais da recessão e dar mais atenção à internet e a aparelhos móveis.
 
O aumento nos gastos, que vem sendo guiado pelo setor de informações profissionais e empresas, deverá crescer 8,2% ao ano, para US$ 249 bilhões. O crescimento ocorrerá à medida que forem criados mais aplicativos para incorporar bases de dados, programas e serviços de processamento, segundo informou a empresa.
 
Os gastos em mídias de lazer e entretenimento continuarão sendo os maiores dentro do setor. Deverão crescer, em média, 6,3% ao ano, para US$ 353,4 bilhões em 2014, impulsionados pela crescente demanda em TV por assinatura.
 
O segmento formado por empresas exclusivamente de serviços sem fio e de internet deverá apresentar um dos maiores ritmos de crescimento, com taxa anual média de 15% entre 2009 e 2014.
 
Segundo afirma John Suhler, sócio e cofundador da Veronis Suhler Stevenson, “qualquer coisa que dá a oportunidade aos consumidores de mostrar suas preferências expande-se mais que o crescimento econômico”.
 
A expansão das novas mídias será parcialmente contrabalançada pelo fraco desempenho dos anúncios. Os marqueteiros buscarão mais oportunidades de mídia direcionadas em vez dos anúncios tradicionais de mídia, como revistas e rádios, segundo a empresa.
 
A publicidade em mídia tradicional deverá ter um crescimento mais lento de 2,2% ao ano, para US$ 159,3 bilhões, até 2014.
 
* Com informações do AdNews,  Valor Econômico e Bloomberg.