Sérgio Caldieri, conselheiro da ABI, morre em Florianópolis


19/12/2021


Dulce Tupy

Lamento informar o falecimento do companheiro Sérgio Caldieri, vice presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e conselheiro da ABI. Jornalista e escritor, Sérgio estava em Santa Catarina, cercado do carinho de toda a família. Ele será cremado em Santa Catarina. Onde moram as filhas. Filho já está lá, tomando providências. A viúva, Ana Caldieri, muito abalada. Eram muito unidos!

 

Presidente da ABI, Paulo Jeronimo, lamenta falecimento do conselheiro e amigo

     Morre o Sergio Caldieri, conselheiro da ABI e ex-diretor. Era também vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionaizões s do estado do Rio.
Estou muito triste. Na terça-feira ele me contou que estava com um problema cardíaco sério, que iria se submeter a uma cirurgia. Desejei sucesso na operação.
Era uma figura doce, sempre pronto a colaborar com a ABI e com a classe jornalística. Ele produzia diariamente um clipping de notícias nacionais e internacionais muito importante. Um grande companheiro que vai fazer muita falta.

Envio minha solidariedade à sua Família. Ultimamente ele estava morando com um filho em Florianópolis.

Alcyr Cavalcanti, conselheiro da ABI, presidente da ARFOC

uma perda irreparável, que fique na Paz. Querido companheiro de muitas jornadas. Amigos de muitos anos, desde Tribuna, da Pesquisa do JB, amigo de longas conversas. Companheiro de muitas lutas. Ficará para sempre em nossa memória.Saudades.

Regina Zappa, conselheira da ABI

Que terrível a partida do Sergio. Que tristeza. Que siga em paz e a família e amigos tenham força para aguentar mais esse baque.

Norma Couri, diretora da ABI

Muito triste acordar num domingo com esta notícia: morte do Sérgio, querido , plácido e combativo, ético e honesto , quase a raridade hoje em dia ,querido e amigo. Nem da para acreditar .

Zezé Sack, conselheira da ABI

Lamento muito. Sempre ouvi falar muito bem dele, sobretudo pela generosidade, sendo amigo de Cuba! Todo o meu respeito. Descanse em paz, companheiro.

Sandra Chaves

Assim como Maneschi e eu, Caldieri era de Niterói. Trabalhamos juntos na Secretaria de Cultura do Estado do RJ no fim dos anos 1990. Era um belo contador de histórias realmente. Estou pasma! Meu Deus! Vi fotos recentes dele no facebook com netos. Não sabia do coração. Que tristeza.

Nota Oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro

Com profundo pesar comunicamos e lamentamos a morte de Sérgio Caldieri, nosso vice-presidente, um jornalista respeitável e um guerreiro e ativista das causas sociais e dos intelectuais mais dedicados na luta pela cultura no país
Sérgio Caldieri deixa um legado de boas ações por onde passou: Funarj, Secretaria estadual de Cultura, MIS, nos governos de Brizola, Darcy Ribeiro, na Tribuna da Imprensa e outros jornais.
Além de vice – presidente do Sindicato dos Jornalista Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, foi diretor da ABI, um escritor destacado e um sindicalista combativo e atuante.
Casado com Ana Bonelli, com um filho Arthur Bonelli.
A Cultura, o jornalismo perdem uma extraordinária figura humana sempre em defesa da democracia e da liberdade.
Nós perdemos um companheiro, irmão, um grande amigo!
Mario Sousa e Diretoria

PDT-RJ: Jornalista e escritor Sergio Caldieri morre em Santa Catarina após operar o coração

O jornalista e escritor Sérgio Caldieri, militante do PDT, Conselheiro da ABI e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, morreu neste sábado (18/12) após se submeter a delicada intervenção cirúrgica no coração – a que não resistiu. Paranaense de Assaí,  deixa mulher,  filho e deverá ser sepultado em Florianópolis este domingo (19/12) em cerimônia restrita à família devido a pandemia, como informou seu filho Sérgio Arthur Bonneli Caldieri, através do Facebook.

Mario de Sousa, presidente do Sindicato dos Jornalistas do RJ, em nota oficial, manifestou profundo pesar pela morte de Caldieri “um jornalista respeitável, um guerreiro e ativista das causas sociais e dos intelectuais dedicados à luta pela cultura no país”.

Segundo Mario de Sousa, Caldieri  “deixa um legado de boas ações por onde passou: Funarj, Secretaria estadual de Cultura, MIS, nos governos de Brizola, Darcy Ribeiro, na Tribuna da Imprensa e outros jornais”.  Assinala também que além de vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Caldieri era Conselheiro da ABI e “escritor destacado e sindicalista atuante”.

“A Cultura e o jornalismo perdem uma extraordinária figura humana sempre em defesa da democracia e da liberdade.  Nós perdemos um  companheiro,  irmão, e um grande amigo”, conclui a nota assinada por Mario de Sousa.

O ex-presidente da Faperj e diretor da Coppe, Fernando Peregrino, lamentou a morte do amigo: ”Sergio Caldieri era uma reserva moral e intelectual do país. Que fique na paz com Deus! Obrigado por ter vivido entre nos!”

Outro amigo, Luis Eduardo Maciel, companheiro de lutas, registrou por sua vez, também nas redes sociais: “Caramba que notícia horrível!  Descansa em paz meu amigo. Você era uma semente de Darcy Ribeiro aqui na terra. Um dia a gente se vê!”

Nascido em Assaí (PR), Caldieri começou no jornalismo em veículos como o jornal Panorama, Rádio Alvorada e na Folha de Londrina. Em 1977 se transferiu para o Rio de Janeiro onde trabalhou na Tribuna da Imprensa, na assessoria de Darcy Ribeiro e na Secretaria estadual de Cultura.  Caldieri se tornou amigo do escritor, jornalista e ativista Edmundo Moniz (1911-1997) e, depois, seu biógrafo. Caldieri é autor do livro “Eternas Lutas de Edmundo Moniz”.