Sérgio Cabral


06/11/2007


O último homenageado desta noite é a mais perfeita tradução do espírito carioca. Jornalista, escritor, compositor musical, autor teatral e vascaíno inabalável, Sérgio Cabral teve papel importante na imprensa e na luta pelas liberdades democráticas, como um dos fundadores do Pasquim, marco do jornalismo brasileiro.

A paixão pela cultura e pela música popular brasileira o impulsionou a estudar e a escrever inúmeros livros sobre a vida e a obra de personagens históricas da MPB, tais como Almirante, Ary Barroso, Pixinguinha, Elizeth Cardoso, Antonio Carlos Jobim e Nara Leão.

Recentemente, como co-autor do espetáculo “Sassaricando”, um dos maiores sucessos teatrais de todos os tempos, arrebatou o aplauso emocionado de todos aqueles que tiveram o privilégio de assistir ao espetáculo em que se rememoram as marchinhas de carnaval, cujo repertório está presente na lembrança e no coração do povo brasileiro.

Ao lado de sua devoção ao jornalismo, à cultura e à música popular brasileira, dedicou-se ao povo carioca como seu representante legítimo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 1993, foi escolhido pelos Vereadores do Rio para exercer o cargo de Conselheiro deste Tribunal de Contas, contando com o apoio dos então Vereadores Ivan Moreira, José de Moraes, Nestor Rocha e Thiers Montebello, hoje Conselheiros deste Tribunal, que muito se orgulham do voto depositado em Sérgio Cabral.

Neste ano de 2007, Sérgio Cabral afastou-se do TCM, por força de aposentadoria compulsória, deixando uma grande saudade em todos aqueles que conviveram com ele, ao longo de 14 anos em que esteve a serviço da causa pública, no cumprimento dos encargos de Conselheiro deste Tribunal de Contas.

Com esta homenagem, o TCM expressa sua admiração, respeito e carinho a quem tanto se empenha em cultivar e fortalecer as raízes da identidade nacional e que, ao dedicar-se à judicatura de contas, o fez com devotamento e interesse absolutos.

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro tem a honra de convidar o Conselheiro Sérgio Cabral para receber o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal.