Senado vai ouvir jornalista que publicou denúncias de agente da CIA


Por Cláudia Souza*

15/07/2013


 

Glenn Greenwald

Glenn Greenwald

As denúncias sobre a existência de uma rede de espionagem montada no Brasil pelo governo dos Estados Unidos serão discutidas nesta terça-feira, dia 16, às 14h, em audiência pública no Plenário 7 da ala Senador Alexandre Costa, no Senado Federal.  A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai ouvir o jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, que recebeu os documentos secretos vazados pelo ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden.

A CRE deve elaborar um relatório detalhado a respeito do assunto, incluindo falhas dos sistemas de segurança brasileiros, e vai cobrar uma atitude firme do governo.

Glenn Greenwald publicou em maio uma matéria no The Guardian sobre a existência de uma ordem judicial secreta que permitia à NSA monitorar milhões de registros telefônicos nos Estados Unidos. A reportagem deu origem ao escândalo sobre o monitoramento de comunicações pelos EUA.

No último dia 7, uma reportagem publicada no jornal O Globo revelou que a espionagem teria atingido também o Brasil. Segundo a matéria, milhões de telefones e e-mails de cidadãos brasileiros teriam sido monitorados, a partir de uma base de espionagem por satélite em Brasília, que teria funcionado pelo menos até 2002. Os escritórios da Embaixada do Brasil em Washington e da missão brasileira nas Nações Unidas também teriam sido alvos de espionagem.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da CRE e um dos autores do requerimento de audiência, disse que espera ouvir de Glenn Greenwald informações mais precisas sobre o monitoramento feito pelos americanos no país.

Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), co-autor do requerimento, o depoimento de Greenwald poderá trazer novas e importantes revelações ao Senado sobre o fato.

*Com informações da Agência Senado.