Senado lança portal com produção multimídia


25/07/2016


imagem_materiaA Secretaria de Comunicação Social do Senado lançou na última semana o Portal Multimídia, disponibilizando consulta online, download e compartilhamento em redes sociais os vídeos e áudios das reuniões das comissões e das sessões plenárias registrados pela Rádio Senado e TV Senado. Os interessados devem acessar o Portal de Notícias do site do Senado na internet.

Na página inicial, junto com as matérias jornalísticas da Agência, TV Senado e Rádio sobre o trabalho do Senado e dos senadores, haverá um link para a área de multimídia, que reúne a íntegra ou trechos das reuniões das comissões e sessões plenárias, a partir de 2 de maio deste ano. O acesso pode ser feito em computador, tablet ou celular.

O projeto do Portal Multimídia foi iniciado há 11 anos com as primeiras iniciativas para a implantação do Centro de Documentação Multimídia (Cedoc Multimídia), criado com o objetivo inicial de digitalizar os acervos da TV Senado, Rádio Senado e Agência Senado. Desde então, um longo caminho foi percorrido e hoje os acervos encontram-se completamente copiados para o sistema digital, somando mais de 73 mil horas de vídeo, 35 mil horas de áudio, além de mais de 400 mil fotografias. Atualmente, as captações já são feitas em sistema digital.

Todo esse arquivo multimídia, em áudio, vídeo e fotografia, como qualquer outro, passa inicialmente por um trabalho de tratamento documental, análise, catalogação, indexação e cadastro nos sistemas próprios de gestão e armazenamento do acervo. Os programas foram desenvolvidos pelas equipes Cedoc e do Núcleo de Tecnologia da Informação da Secretaria de Comunicação Social em parceria com o Prodasen, que provê a infraestrutura de rede de internet.

“Ficamos extremamente felizes em prestar este que consideramos ser um verdadeiro serviço público”, comentou a diretora da secretaria de comunicação social, Virgínia Malheiros Galvez.

com Agência Senado