Semana Passado Presente – resistência sindical na TV Brasil


A série, parceria entre a TV Brasil e a TVT, exibe entre os dias 01 e 06/05/2023, entrevistas com importantes nomes do cenário político brasileiro que atuaram diretamente em lutas e conquistas para a classe trabalhadora do Brasil e filmes ligados a temática. Em cada episódio, o jornalista Armando Rollemberg, ex-presidente da Fenaj e conselheiro da ABI, entrevista um convidado especial e relembra movimentos e momentos importantes que culminaram em avanços nos diretos trabalhistas no Brasil e ainda, apresenta o cenário atual e caminhos para um futuro com mais garantias e direitos.

Na segunda-feira, 1º de maio, o entrevistado é o político e sindicalista, Jair Meneguelli. O filme exibido será o Chão de Fábrica – A História do Novo Sindicalismo, de Renato Tapajós e Hidalgo Romero e conta a história da luta dos trabalhadores brasileiros desde 1978 até os dias atuais, com enfoque no movimento sindical, naquilo que ficou conhecido como o Novo Sindicalismo. Realiza um voo sobre a história do país, observando as políticas econômicas dos diferentes governos do período de forma crítica, clara e bem humorada, relacionando-as com a luta sindical.

Na terça-feira, 2 de maio, a entrevista é com o sindicalista e político, Djalma Bom. Após a entrevista haverá a exibição do filme Braços Cruzados, Máquinas Paradas de Roberto Gervitz e Sérgio Toledo. O documentário de 79 acompanha as eleições do sindicato dos metalúrgicos de São Paulo. Nesse processo, mostra os problemas estruturais do movimento sindical sob forte tutela estatal e a resposta dos trabalhadores no chamado novo sindicalismo.

Na quarta-feira, 3 de maio, Armando Rollemberg recebe o engenheiro e político Jorge Bittar. A entrevista será seguida da exibição de Os Homens da Fábrica de Luiz Arnaldo Campos sobre os operários da mais importante usina siderúrgica do Brasil, que foi palco de memoráveis lutas sindicais e políticas, passando por golpes militares, greves e até mesmo invasões do exército.

Na quinta-feira, 4 de maio, o entrevistado é o político Olívio Dutra. O filme da noite é o Peões, de Eduardo Coutinho, que resgata a história de alguns personagens da greve dos metalúrgicos do ABC Paulista no início dos anos 80.

Na sexta-feira, 5 de maio, o sindicalista Avelino Ganzer é o convidado do programa. O filme exibido será Expedito – Em Busca de Outros Nortes, de Aída Marques e Beto Novaes, um documentário sobre a vida de um migrante Sem Terra, Expedito Ribeiro de Souza. O filme ajuda a compreender o processo de ocupação da Amazônia brasileira na ditadura militar e os problemas de concentração de terra e violência no campo. O personagem principal é um lavrador mineiro, poeta cordelista que empreende uma série de deslocamentos e passa a viver em Rio Maria, sul do Pará.

No sábado, 6 de maio, a entrevista é com a arquiteta e política Clara Ant. O filme exibido após a entrevista é Eles não Usam Black-tie, de Leon Hirszman, uma adaptação da peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri. A película apresenta as disputas ideológicas numa família de operários que lutam por melhores condições de trabalho, em plena ditadura militar.