Sede da ABI impressiona espanhóis


26/10/2012


 
Durante cerca de duas horas, nesta sexta-feira 26 de outubro, os arquitetos espanhóis Maria Palencia, Andrés Velarde, formados pela Universidade de Madri, e Maria Ribes, graduada pela Universidade de Barcelona, percorreram vários pavimentos do Edifício Herbert Moses, sede da ABI, cujos detalhes arquitetônicos eles conferiam com um compêndio editado no exterior que exalta aspectos de edificações da arquitetura moderna do Rio de Janeiro, entre as quais a sede da Casa.
 
Andrés e as duas Marias moram no Rio, onde se radicaram no bairro de Santa Teresa, e se impressionaram com números os aspectos do Edifício Herbert Moses, como o brise-soleil da fachada, de que tiraram várias fotografias de diferentes ângulos. Eles revelaram certa decepção ao saber que o jardim projetado por Roberto Burle para o terraço do 13º andar do prédio não mais existe, em razão do forte sol do Rio de Janeiro. No compêndio que consultavam, esse jardim era uma das principais referências.
 
Impressionaram-se os visitantes também com as colunas de sustentação da edificação, que tem 15 pavimentos, incluídos dois de serviços, e as formas diferentes com que foram projetados. No 6º andar, por exemplo, os pilares são redondos ou de forma ligeiramente sextavada, o que lhes pareceu uma solução singular. Eles revelaram interesse também em conhecer mais informações sobre os arquitetos Milton e Marcelo Roberto, que projetaram o prédio na segunda metade dos anos 30, quando eram muito jovens.
 
Um funcionário da ABI, Marcelo Farias, atuou como cicerone dos visitantes.