Secretário-Geral da Presidência diz: “jogaram um problema dentro do Planalto”


Por Kika Santos

13/08/2014


palácio do Planalto fachada
A alteração nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg no Wikipédia, enciclopédia colaborativa, foi comentada pelo Secretário-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. De acordo com ele, “algum doidinho” fez as alterações e acabou jogando um problema dentro do Planalto. As informações são do Correio Braziliense.

“Lamentamos muito o que houve  porque a pessoa que fez prestou dois desfavores. Agora, paira a suspeita de que algum ‘doidinho’ do Planalto tenha feito essa mudança. Essa pessoa fez mal feito e acabou jogando um problema para dentro do Planalto”, disse o Ministro.

O episódio sobre a modificação no conteúdo foi denunciado pelo jornal O Globo na semana passada . O jornal afirmou que as mudanças, que tinham como objetivo criticar os jornalistas, foram feitas por meio da rede de internet do Palácio do Planalto, sede do Executivo federal. A apuração realizada pelo jornal informou o número de IP (200.181.15.10), protocolo de internet que possibilita saber de onde foram feitas as modificações.

Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff  falou sobre o caso . De acordo com a petista, a difamação é “inadmissível”. “A minha opinião é que isso é absolutamente inadmissível por parte do Planalto, do governo federal, ou por parte de qualquer governo. Nesse caso específico é algo que quem individualmente quiser fazer que o faça, mas não coloque o governo no meio”.

A presidente disse também  que determinou que  Casa Civil investigue o caso  com a participação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, da Secretaria-Geral da Presidência e da Controladoria-Geral da União (CGU). “Eu, particularmente, acho, pela experiência que a gente sabe que existe, é possível descobrir. Não vou chegar e falar ‘vai ser descoberto’, mas acho que é possível descobrir”, acrescentou.

 

A Associação Brasileira de Imprensa, manifestou no mesmo dia em que o assunto foi noticiado e disse que repudia atitudes que prejudicaram  os jornalistas. A ABI se posiciona radicalmente contra o episódio de invasão aos perfis de Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg  e diz  que o fato deve ser apurado com o máximo rigor .

 

  • Com informações do Comunique-se