Scotland Yard conclui investigação do caso Savile


14/01/2013


Após três meses de investigação, a Polícia Metropolitana de Londres e a Sociedade Nacional para a Proteção de Crianças (NSPCC, sigla em inglês) divulgaram nesta sexta-feira, 11, o relatório policial sobre o ex-apresentador da BBC Jimmy Savile, que, de acordo com o documento, abusou durante seis décadas de 500 menores e estuprou 34 pessoas, sendo 28 crianças.
 
Savile, morto aos 84 anos, em outubro de 2011, foi apresentador famoso da rede de televisão BBC entre 1970 e 1980, mas os casos de abuso sexual só foram revelados em 2012. Os crimes foram praticados em diferentes instituições, como hospitais, prisões e nas dependências da BBC.
 
O relatório admite que a polícia e outros organismos, como serviços de saúde, não agiram adequadamente diante da gravidade da situação, já que sete pessoas chegaram a denunciar os abusos sexuais à polícia quando o apresentador ainda estava vivo, e que nunca chegou a ser processado, tendo inclusive recebido o título de cavaleiro da rainha Elizabeth. A Procuradoria britânica pediu desculpas publicamente pela forma como atuou no caso.
 
A primeira denúncia de abusos contra o apresentador ocorreu em 1955 e a última em 2009. As centenas de vítimas tinham idade entre oito e 47 anos, e cerca de 70% eram crianças.
 
As investigações só começaram após a exibição de um documentário produzido pela emissora ITV, revelado em outubro último, e ignorado pela BBC, sobre o comportamento abusivo de Savile.
 
O escândalo provocou o afastamento de membros da cúpula da emissora, entre os quais a diretora de jornalismo, Helen Boaden, e seu vice Steve Mitchell, além da renúncia do diretor-geral George Entwistle, muito criticado por sua postura perante as denúncias contra o abusador. 
 
Vulnerável
 
A polícia londrina descreveu Savile como “Um agressor sexual predatório e engenhoso” e afirmou que a escala dos crimes não tem precedentes na Grã-Bretanha.
 
“Agora está claro que Savile estava se escondendo em plena vista e usando de sua projeção de celebridade e atividades beneficentes para ter acesso a pessoas vulneráveis ao longo de seis décadas”, diz o documento do inquérito.
 
—As marcas das agressões de Savile eram vastas, predatórias e oportunistas, disse o comandante da Scotland Yard Peter Spindler.
 
Nesta segunda-feira, dia 14, o jornal Dewsbury Reporter informou que as agressões sexuais de Savile foram feitas em diversas partes do país, não se limitando a instituições na capital inglesa. Na região de West Yorkshire, ao norte da Inglaterra, foram registradas 34 denúncias contra Savile.
 
Indenização

Os advogados Trevor Sterling e Liz Dux, que representam dezenas de vítimas, disseram que seus clientes têm a intenção de recorrer aos tribunais para exigir indenizações aos herdeiros da fortuna do antigo apresentador, calculada em 5,2 milhões de euros, e ainda à BBC e às instituições onde os crimes ocorreram.
 
De acordo com o jornal britânico The Times, os processos que venham a ser apresentados poderão custar milhões de libras aos contribuintes, já que instituições públicas estão envolvidas. O banco responsável pela fortuna de Savile já havia decidido congelar o dinheiro prevendo possíveis pedidos de indenização.
 
 
*Com informações AFP, Knight Center for Journalism, Reuters, Veja, O Globo.