16/06/2008
Amigo Maurício Azêdo,
Primeiramente, parabéns pela justa homenagem prestada a você e à nossa centenária ABI pela Revista do Turismo em sua 17ª Edição da Entrega do Troféu Destaque de Turismos 2008.
Aproveito, também, o ensejo para agradecer-lhe as palavras elogiosas, em seu pronunciamento, sobre a minha atividade de professor à frente do Curso Hélio Alonso, quando, nas décadas de 50, 60 e 70, aprovava mais de 80% dos alunos classificados nas Faculdades Públicas de Direito do nosso Estado, sem falar nas Faculdades Particulares.
Gostaria de trazer ao seu conhecimento alguns fatos referentes à FACHA que você, certamente, irá apreciar, uma vez que os mesmos envolvem jornalistas ilustres que fizeram e ainda fazem parte da nossa história:
1º – No período mais repressivo da Ditadura Militar, após o assassinato do Jornalista Wladimir Herzog, os alunos da FACHA criaram o primeiro Diretório Acadêmico em uma Faculdade Particular. Como forma de homenagear o valoroso jornalista assassinado, deram à este diretório o nome de Centro Acadêmico Wladimir Herzog, nome este aprovado por unanimidade pela Direção e todo Corpo Docente da Faculdade.
2º – Com o fortalecimento da FACHA no mercado educacional do nosso Estado e com o reconhecimento da sua qualidade a nível nacional foi necessário realizar uma expansão no seu Campus visando oferecer mais conforte e qualidade de ensino para a comunidade. Durante esta obra, foi construído um auditório com capacidade para 150 pessoas. Sob o nome de Auditório Barbosa Lima Sobrinho, o mesmo foi inaugurado em dezembro de 1983 pelo próprio Jornalista, sendo além do homenageado da noite, o nosso primeiro palestrante no auditório.
3º – Além de ter dado o seu nome ao nosso Auditório, o Jornalista Barbosa Lima Sobrinho é detentor do nosso único título de Doctor Honoris Causa.
4º – Finalmente, em 2002, foi inaugurado o novo e moderno Laboratório de Jornalismo da FACHA, Laboratório Tim Lopes. Para nós foi uma honra poder homenagear um ex-aluno que entrou para a história do Jornalismo mundial de maneira tão triste.
Tenho certeza de que em breve estarei lhe encaminhando mais algumas dessas nossas curiosidades, pois tenho como prioridade manter a FACHA como uma das melhores Faculdade de Comunicação do País formando sempre os melhores profissionais. Sinto-me honrado em poder sempre estar homenageando e associando o nome da FACHA à Jornalistas que fizeram e fazem a história do nosso país.
Para finalizar, gostaria de me colocar, e também à FACHA, a sua inteira disposição para o que se fizer necessário SEMPRE. A nossa parceria com a ABI já vem de longos anos e só tende sempre a se fortalecer.
Deixo aqui um abraço fraterno e reintero os votos de parabéns pela homenagem recebida ontem da Folha de Turismo.
Abraços,
Hélio Alonso