Santa Catarina festeja cem anos da ABI


05/08/2008


O centenário da ABI e o 40º aniversário da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) foram celebrados nesta terça-feira, 5, com um almoço oferecido pela Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), durante o qual o Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, fez palestra em homenagem às duas entidades. O evento foi realizado no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau.

Na ocasião a Associação Brasileira de Imprensa foi agraciada pelo Grupo RBS (rede de comunicação que integra os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responsável pelos jornais Diário Catarinense e Zero Hora), com o Troféu Cuatiara, entregue ao representante da Diretoria da ABI em Santa Catarina, jornalista Moacir Pereira, e ao Presidente da ACI, Ademir Arnon, que agradeceram a saudação em nome da Casa. O troféu foi concebido pela artista plástica Vânia Guedes.

Segundo ela, na língua tupi, cuatiara significa escrever, escritura, papel, pintar, e a obra é uma releitura da prensa de tipos móveis, de onde deriva o termo imprensa. Sobre o material utilizado na confecção da peça, ela explica:
— Usei no trabalho metal em forma de letras para representar as founts (letras fundidas, fontes), que bem caracterizam a imprensa escrita. Já a transparência íntegra e cristalina do acrílico busca exaltar características e princípios que, com certeza, norteiam o exercício da imprensa. 

As homenagens continuam na quarta-feira, dia 6, às 19h, em sessão solene na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com a presença do Presidente da ABI, Maurício Azêdo.

Durante o ato, Jaime Sirotsky, que também é Vice-presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), dará palestra sobre o tema “A mídia em transformação: uma nova relação com a comunidade”. Em seguida, Moacir Pereira, jornalista e biógrafo do fundador da ABI, fará o lançamento de seu livro “Um catarinense visionário: Gustavo de Lacerda e o centenário da ABI”. 

Primeiro jornal

As comemorações dos aniversários da ABI (em 7 de abril) e da ACI tiveram início em 28 de julho — data de lançamento de O Catharinense, primeiro jornal a circular em Santa Catarina — e têm eventos já marcados até setembro em todo o estado. Destacam-se na programação o lançamento de duas importantes premiações: o Prêmio Sistema Fiesc de Jornalismo e o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, “criados para valorizar o trabalho dos jornalistas catarinenses”, segundo o Vice-presidente da ACI, Roger Bitencourt.

De acordo como Presidente da ACI, Ademir Arnon, o objetivo das ações da instituição é “oferecer oportunidades de qualificação aos profissionais de Comunicação e promover um intercâmbio entre jornalistas e estudantes, buscando sempre a valorização profissional”.

Mais homenagens

Na sexta-feira, dia 7, a Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij) e o Grupo RBS homenageiam a ABI e a ACI com um coquetel, às 19h, na sede da Acij. No sábado, dia 8, durante a posse do Diretor Regional Norte da ACI, Júlio Franco, as duas entidades também serão celebradas.

No dia 11, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança o Projeto Foca, com a realização de uma série de debates entre representantes da ACI, profissionais e estudantes de Jornalismo das universidades locais, sobre o tema “A estrutura das empresas de comunicação corporativa”.

Programação

Dia 6/8 — Florianópolis

* Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina — 19h.

* Homenagem ao Centenário da Associação Brasileira de Imprensa e aos 40 anos da ACI.

* Palestra especial com Jaime Sirotsky, Vice-presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa, membro do Comitê Executivo da Associação Mundial de Jornais (WAN) e ex-Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

* Lançamento do livro “Um catarinense visionário: Gustavo de Lacerda e o centenário da ABI”, do jornalista Moacir Pereira. 

Dia 7/8 — Joinville

* A Associação Comercial e Industrial de Joinville e o Grupo RBS homenageiam os 40 Anos da ACI e o Centenário da ABI com palestra do Sr. Jaime Sirotsky. 

Dia 8/8 — Joinville

* Posse do Diretor Regional Norte da ACI, jornalista Júlio Franco; juntamente com as comemorações dos 40 anos da ACI e dos cem anos da ABI.

* Homenagem do Grupo RIC (Record) à Diretoria Regional, com entrega de placa comemorativa na Piazza Itália.

Dia 11/8 — Florianópolis

* Projeto Foca — Debate com representantes da ACI e estudantes de Jornalismo na UFSC — 9h. Tema: “A estrutura das empresas de comunicação corporativa”. 

Dia 12/8 — Florianópolis

* Lançamento do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental na sede da ACI — 19h.

*Lançamento do projeto Conversa de Jornalista na sede da ACI — 19h30. Jornalista convidado: Carlos Fehlberg. 

Dia 13/8 — São José

• Projeto Foca — Debate com representantes da ACI e estudantes de Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá — 19h. Tema: “O dia-a-dia da redação”. 

Dia 14/8 — Florianópolis

* Almoço em homenagem aos 40 anos da ACI e Centenário da ABI oferecido pelo Grupo RIC, no Hotel Majestic — 12h. Palestra com o Presidente nacional da TV Record, Alexandre Raposo. 

Dia 14/8 — Palhoça

* Projeto Foca — Debate com representantes da ACI e estudantes de Jornalismo na Unisul — 19h. Tema: “A cobertura política em tempos de eleição”. 

Dia 15/8 — Florianópolis

* 13º Congresso da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Bate-papo com o jornalista Carlos Nascimento no Resort Costão do Santinho. 

Dia 20/8 — Florianópolis

* Lançamento do cartão telefônico Brasil Telecom comemorativo aos 40 anos da ACI, na sede da Associação — 14h. 

Dia 23 de agosto — Chapecó

* Almoço comemorativo aos 40 Anos da ACI e aos cem anos da ABI — Diretoria Regional Oeste — Sede Campestre da CDL — 10h. 

Dia 1/9 — Florianópolis

* Festa dos 40 Anos da ACI. 

Dia 10/9 — Tubarão

* Encontro da Imprensa do Sul — Associação dos Profissionais de Imprensa de Tubarão (Apit), celebrando os 40 anos da ACI e o centenário da ABI.