Sabatina na ABI recebe candidata do DEM


27/08/2008


                                                                                                         Aline Sá

 Wilson Tosta, Irany Tereza e Marcelo Beraba (à direita) sabatinam Solange Amaral (ao centro)

No quinto dia do bloco de debates realizado no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI, o Estadão realizou entrevista com a candidata do DEM, Solange Amaral, que apresentou suas propostas de Governo aos jornalistas Marcelo Beraba, Irany Tereza e Wilson Tosta — todos da sucursal Rio do jornal paulista —, para a platéia e para os que assistiram ao debate pela internet.

A candidata propõe a expansão do Programa Remédio em Casa, a construção de 25 postos de saúde, o aprimoramento das unidades já existentes e a marcação de consultas e exames pelo telefone e pela internet, para reduzir as filas nos hospitais:
— Saúde é um desafio grande para todos, não só para o Rio. Está sendo muito difícil promulgar a Emenda 29, que estipula um teto dos rendimentos do Estado para a saúde. As UPA estão sendo implantadas sem servidor público estadual — que tem recolhidos de seu salário 2% para o Iaserj sem usufruir um serviço de qualidade — e sem licitação. Pergunto-me por que não se investe mais em hospitais como o Carlos Chagas e o Albert Schweitzer. Falta uma união entre os Poderes para um maior controle. No caso da epidemia de dengue, o Ministério da Saúde utilizou 31% dos recursos para o combate à doença, enquanto o município gastou R$ 50 milhões. A prioridade do meu Governo é a prevenção, melhorando os hospitais — tomando como exemplo o do Acari — e implantando o Hospital da Mulher, entre outras medidas.

Criança Maravilhosa

Expansão também na rede educacional, com melhoria da qualidade das escolas, é outro plano da Deputada, que garantiu:
— Vou criar 25 pontos para apoiar a formação e a capacitação da juventude. Vou construir escolas-padrão, que já são em número de 30 — quero chegar a cem —, além de executar o Projeto Rio Criança Maravilhosa, com a ampliação do número de creches nos centros dos bairros e a universalização de pré-escolas. Para facilitar o acesso à educação, será expandida a atuação do Ônibus da Liberdade, que busca as crianças que moram em áreas isoladas e levam para outras regiões, como Campo Grande.

Questionada sobre o sistema de aprovação automática, ela respondeu:
— Não existe a aprovação automática, mas sim uma alteração do sistema seriado para o de ciclos, já praticado em Belo Horizonte, São Paulo e Niterói, que consiste numa avaliação permanente dos alunos. Para melhorar o rendimento das escolas, é necessário reduzir o número de alunos nas salas de aula e melhorar o magistério. Os 35 mil professores devem ser valorizados.

Construção

No quesito habitação, a candidata mencionou o programa Favela-bairro e afirmou:
— Pretendo construir 100 mil moradias, ou mais, que ocupem os espaços urbanos, além de tornar habitáveis os galpões abandonados de toda a cidade. Para remover os moradores de rua que ocupam as calçadas dos bairros do Rio, principalmente no Centro, terei de realizar um trabalho conjunto com abrigos, Justiça e polícia para encaminhamento e assistência, garantindo também a integridade do servidor público — visto que os desabrigados não são pessoas tão frágeis e indefesas como muitos pensam —, para evitar outro episódio como o do Secretário que teve sua equipe apedrejada por moradores de rua. É necessário resgatarmos a Instituição Leão XIII e também estabelecermos uma parceira com o Ministério de Desenvolvimento Social, já que o Estado não participa. E, para conter o crescimento das favelas, é preciso investir em moradia formal, em habitação popular.

Sobre transporte, a Deputada explicou:
— Quero concretizar a construção do corredor T-5 com ônibus articulados, ampliar a rede de ciclovias, incrementar o conforto nos trens da SuperVia e realizar as obras da linha quatro do metrô. Isso para motivar os moradores a deixarem seus carros em casa para irem trabalhar. É importante trazermos recursos para melhorar a qualidade dos transportes públicos.

Para Solange Amaral, a melhoria do sistema de transportes vai além dos veículos de condução em massa:
— Temos de investir na pavimentação de ruas e avenidas. Conservar, reformar e reparar quando necessário, periodicamente, e avisar ao morador quando sua calçada necessitar de reparos, para suscitar mais tranqüilidade para o transeunte.

Segurança

Quanto à segurança pública, a candidata propõe o Plano Municipal de Segurança Cidadã — que contará com a participação da Guarda Municipal e com um patrulhamento mais ostensivo —, a intensificação da iluminação das vias, a melhoria do serviço de coleta de lixo, a ampliação do sistema de garagens subterrâneas — evitando o uso de carros como escudos pelos bandidos — a implantação do quadro de tolerância zero:
— O patrulhamento da Polícia Militar é falho. Não concordo com o uso de armas letais pela Guarda Municipal, cobrarei dos órgãos municipais a volta da segurança nas ruas. Comprarei mais de mil câmeras, que serão instaladas para monitorar os grandes centros de comércio, integradas com a Polícia Militar. Acho que é possível criarmos no Rio áreas de tolerância zero, mas é necessário se investir no patrulhamento das ruas, não somente em conflitos e armas. Não é uma questão só das favelas. O carioca não agüenta mais ser desprovido do serviço de segurança. Quero ajudar.

Como desfecho do debate, Solange Amaral declarou:
— Defendo uma harmonia que tenha à frente as necessidades do Rio de Janeiro. Vou trabalhar com todos, quero defender os interesses da minha cidade e não da minha ambição, de interesses pessoais. A minha primeira atitude ao iniciar meu Governo vai ser visitar o Presidente Lula no Palácio da Alvorada e o Governador Sérgio Cabral no Palácio das Laranjeiras e falar “Fui eleita pelo povo do Rio, vamos tratar juntos de saúde e segurança.”

Nesta quinta-feira, dia 28, das 11h às 13h, a ABI e o Estadão receberão Chico Alencar, candidato do PSOL.

A série:

 Candidato do Partido Verde sabatinado na ABI  
 Estadão recebe candidato do PMDB na ABI
 Candidato do PT na sabatina do Estadão na ABI
 Sabatina do Estadão na ABI começa com Senador