Rússia liberta jornalista brasileiro


02/02/2011


O jornalista brasileiro Solly Harold Boussidan, que estava preso na Rússia desde o dia 28 de janeiro, foi libertado nesta terça-feira, 1º de fevereiro, pelas autoridades do país. Ele é colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e foi detido sob a acusação de exercer a profissão sem autorização.
 
Boussidan disse que entrou na Rússia com visto de turista, mas que informou às autoridades a sua profissão. Ele foi detido após visitar a cidade de Sochi, em busca de informações sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.
 
O jornalista teve as suas credenciais questionadas pelas autoridades locais, e foi sentenciado a cumprir até dez dias de prisão enquanto aguardava sua deportação. Ele ficou preso no centro de detenção de refugiados na Geórgia, com direito a apenas uma refeição por dia e sem tomar banho.
 
Solly Boussidan classificou a sua prisão como “injusta e totalmente arbitrária” e criticou a decisão do juiz encarregado do caso: “Ele não levou em consideração o fato de que o Ministério das Relações Exteriores da Rússia se disponibilizou a emitir o credenciamento necessário”, reclamou. 
 
O Itamaraty informou que, por meio da Embaixada do Brasil na Rússia, vai tentar a revogação da deportação de Boussidan.
 
 
* Com informações do Terra e do Portal Imprensa.