RSF denuncia ameaças a jornalistas em Honduras


13/01/2012


A ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF) divulgou comunicado nesta quinta-ferira, 12, pedindo proteção para a jornalista hondurenha Itsmania Pinedo Platero, que vem recebendo ameaças de morte por defender a liberdade de imprensa e de expressão em seu país. 

A repórter organizou a manifestação “Jornalistas pela Vida e Liberdade de Expressão”, realizada no dia 13 de dezembro de 2011, em frente à Casa de Governo de Honduras, na capital Tegucigalpa. O objetivo era denunciar o assassinato de 17 jornalistas nos últimos dois anos. Os profissionais de imprensa usaram mordaças simbolizando a censura à mídia. A manifestação foi brutalmente reprimida por policiais, que espancaram os participantes. 

Enquanto em muitos países a violência contra a imprensa está relacionada ao tráfico de drogas e a episódios de guerra civil, em Honduras a corrupção policial está por trás da morte dos 17 profissionais de imprensa. 
 
“O que dizem é que os assassinatos são uma mensagem para os jornalistas de Honduras, para que nos calemos diante das denúncias de corrupção envolvendo a polícia. Não há evidências concretas, os culpados não foram encontrados”, ressaltou o repórter Mario Cerna, do jornal El Heraldo, em entrevista publicada em O Dia.DIV>

 
Segundo a RSF, os jornalistas que estiveram presentes no protesto estão recebendo ameaças de morte, e quinze deles já denunciaram o caso à Promotoria Especial de Direitos Humanos, que nada fez.
 
De acordo com a ONG, as ameaças a Itsmania Pinedo Platero e sua família estão sendo feitas por telefone. Na última ligação a jornalista, que dirige a organização Human Right Xibalba, ouviu o som do carregador de uma arma.
 
“As autoridades são responsáveis pela segurança dos jornalistas. Apesar das ameaças, nada foi feito para proteger Itsmania Pinedo Platero. É preciso urgência para solucionar a questão. A impunidade está durando muito tempo. Desde o golpe de 28 de junho de 2009, 17 jornalistas foram mortos em Honduras”, disse a RSF.
 
*Com EFE/PARÍS e RSF.