Roberto Marinho, na intimidade


16/11/2011


A ABI realizará nesta quinta feira, 17 de novembro, a exibição do DVD “Roberto Marinho, o senhor do seu tempo”, dirigido por Rozane Braga e Demerval Netto. O documentário, lançado originalmente em agosto, reúne imagens inéditas sobre a trajetória de Roberto Marinho, além de depoimentos, curiosidades e os fatos polêmicos que marcaram a vida do empresário. O documentário mostra cenas íntimas do empresário das comunicações, como a casa onde morou por mais de seis décadas, criou seus filhos e viveu sua relação com D. Lilym sua terceira mulher.

Após a exibição do documentário haverá um debate com a diretora Rozane Braga. A sessão especial será às 18h, no Auditório Oscar Guanabarino, localizado no 9º andar, da sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, nº 71, Centro, Rio de Janeiro. Em seguida ao debate será servido um Vin D’honneur. A entrada é gratuita.

Rozane Braga falou sobre os registros inéditos que o DVD apresenta e do seu significado para a história do jornalismo brasileiro:
— O material do filme é todo inédito, todos os depoimentos foram gravados especialmente para o documentário, com revelações inéditas, como o motivo da briga com o Carlos Lacerda, que nunca foi revelado, o escândalo da Proconsult, e todas as polêmicas nas quais o doutor Roberto se envolveu na carreira, como forma também de trazer um panorama do que foi o Jornalismo brasileiro nesse período.
 
 
Com 56 minutos de duração, o DVD sobre a vida do fundador das Organizações Globo ganha a dimensão de um documento peculiar pelo ineditismo das imagens de Roberto Marinho, em situações que nunca haviam sido mostradas anteriormente. O fato é que os diretores souberam explorar muito bem a raridade do material encontrado durante a pesquisa para realização do documentário, e isso faz com que “Roberto Marinho, o senhor do seu tempo” venha a se transformar numa preciosa documentação sobre o jornalismo brasileiro e o próprio personagem, que vem a ser uma das figuras de maior destaque do ramo da comunicação social do Brasil e da América Latina.