Rio vai sediar Centro de Imprensa da Copa 2014


27/05/2011


O Rio de Janeiro venceu a concorrência de São Paulo e Brasília para abrigar o Centro de Imprensa da Copa de 2014, o International Broadcast Centre (IBC), na sigla em inglês. O local escolhido foi o Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, que já havia sediado o IBC durante os Jogos Pan-Americanos, em 2007. 
 
O anúncio da escolha da cidade foi feito nesta sexta-feira, dia 27, em coletiva de imprensa concedida pelo Secretário-Geral da Fifa, Jerome Valcke, após a segunda reunião do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa, em Zurique, na Suíça.
 
—Posso dizer que foi uma decisão muito difícil. Todas as candidatas mostraram qualidades e mostraram grande comprometimento”, explicou Valcke, após reunião nesta com o Presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, que também preside a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
Valcke informou ainda que São Paulo e Natal já estão fora da Copa das Confederações em 2013, por que os estádios ainda não estão sendo construídos, mas revelou satisfação com o andamento dos preparativos no Brasil para receber a Copa do Mundo. As cinco sedes da competição de 2013 serão anunciadas no dia 29 de julho.
 
O Centro de Imprensa é parte importante da estrutura de uma Copa do Mundo, pois reúne a maior parte dos veículos de imprensa que fazem a cobertura e gera as imagens da competição para todo o mundo. O Centro de Imprensa do Mundial da África do Sul concentrou 179 empresas de 70 países diferentes, com mais de 13 mil profissionais trabalhando no local.
 
A Fifa alertou ainda para a qualidade dos aeroportos com ítem decisivo na escolha das cidades que receberão partidas da Copa 2014.
—É crucial que todos os locais que vão sediar a Copa tenham uma infraestrutura adequada para receber milhares de espectadores e possibilitar o deslocamento para os locais dos jogos, disse Valcke.
*Com Estadão e Folha de S.Paulo.