Rio inaugura festival Anima Mundi 2012


13/07/2012


Foi inaugurada nesta sexta-feira, 13 de julho, no Rio, a 20ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, Anima Mundi, que vai exibir mais de 400 filmes, entre os quais 80 títulos brasileiros. Em São Paulo, a mostra acontece entre 25 e 29 de julho.
 
 
A programação é dirigida a crianças e adultos, e fica em cartaz na cidade maravilhosa até o dia 22 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural dos Correios, Casa França-Brasil, Oi Futuro Flamengo e Oi Futuro Ipanema, Itaú Arteplex e Cine Odeon.
 
 
Desde a sua inauguração em 1993, com a exibição de 104 filmes nacionais e estrangeiros, em duas salas do CCBB, o Anima Mundi acabou se firmando como um dos mais importantes festivais de animação do mundo.
 
 
Para comemorar as duas décadas de sucesso da mostra os organizadores prepararam um novidade. O festival foi inscrito no seleto grupo de festivais que podem indicar candidatos ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que equivale ao Oscar de filmes de curta-metragem de animação.
 
 
Uma das organizadoras do Anima Mundi, Aída Queiroz, lembrou, em entrevista à imprensa, dos primeiros anos do festival, em que ela e os outros organizadores tinham que sair à cata de filmes, com poucos recursos para seleção, pois não existia a internet:
― Hoje, temos recordes de inscrições, disse Aída, que divide a organização do festival com Lea Zagury, Cesar Coelho e Marcos Magalhães.
 
 
Aída lembra que o sucesso da mostra, que está classificada como a segunda maior do gênero, atrás apenas do festival de Annecy (França), é um misto de dedicação ao trabalho com a boa receptividade do público.
 
 
Como exemplo da importância do Anima Mundi para a formação de público para o filme de animação no Brasil e da sedimentação de mercado para esse gênero no País, Aída cita que este ano o festival recebeu 1 mil 600 inscrições. “Trata-se de motivo de orgulho”, disse a organizadora do festival.
 
 
Além dos filmes, o Anima Mundi festeja os seus 20 anos com a exposição interativa “Anima Mundi Memória”, com a exibição de um documentário sobre a história do festival no Monumento a Estácio de Sá.
 
 
A programação (confira no site www.animamundi.com.br.) é extensa: uma retrospectiva, com a seleção dos melhores filmes exibidos em edições anteriores; as oficinas gratuitas na Casa França-Brasil; e o público vai poder participar, também, de bate-papos com animadores e diretores.
 
 
* Com informações do Anima Mundi, O Globo e Agência Brasil.
 
 
  
 
 
 
 
 /DIV>