Rio homenageia Zumbi dos Palmares


17/11/2009


O jornalista Luiz Carlos Chesther vai coordenar o evento Café da Manhã com Música Afro Religiosa e Exposições, que será realizado em 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, às 8h, em frente ao Monumento Zumbi dos Palmares, na Praça Onze. Chesther é membro do Conselho Fiscal da ABI e do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros (Cedine).

A programação, intitulada como Rio Zumbi 2009, criada pelos Governos estadual e municipal do Rio de Janeiro, para homenagear o herói negro e líder quilombola Zumbi dos Palmares, começa às 6h30, com a lavagem do busto do homenageado com a participação do Afoxé Filhos de Gandhi, uma das mais antigas e tradicionais agremiações promotoras da cultura afro-brasileira da cidade.

O encerramento dos festejos em frente ao Monumento de Zumbi será às 15h, com baile de MPB, reggae, soul e charme. Às 16h, na mesma Praça Onze, a festa se desloca para o Terreirão do Samba, onde acontece um show do sambista Arlindo Cruz, além das apresentações de grupos musicais das escolas de samba cariocas.

Veja a seguir a programação completa do Dia Nacional da Consciência Negra: