Rio homenageia Nogueira e Castelo


15/10/2010


Os jornalistas Armando Nogueira e Carlos Castelo Branco tiveram seus nomes escolhidos para novas ruas do bairro do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio. A homenagem in memórian da Prefeitura foi estabelecida por decretos do Prefeito Eduardo Paes, publicados no Diário Oficial.
 
Armando Nogueira (1927-2010) também foi um dos pilares do jornalismo brasileiro. Atuou no JB, onde escreveu durante anos a coluna “Na grande área”, uma das mais prestigiadas da crônica esportiva do país. Seus textos ficaram famosos, por causa do estilo poético com que se expressava para falar do esporte que era a sua paixão: o futebol.
 
 
Nogueira fez história na imprensa a partir da sua passagem como repórter pelo Diário Carioca, onde deu um grande furo de reportagem com a cobertura do atentado contra Carlos Lacerda, ocorrido na noite de 5 de agosto de 1954. Ele foi um dos responsáveis pela implantação do Departamento de Jornalismo da Rede Globo de Televisão, inclusive pela criação do “Jornal Nacional”.

Carlos Castelo Branco (1920-1993) foi um dos repórteres políticos mais importantes do Brasil. Durante várias décadas assinou a “Coluna do Castello” no extinto Jornal do Brasil, onde ingressou em 1962, como chefe da sucursal do veículo no Distrito Federal, depois de uma breve passagem pelo Governo Jânio Quadros, como Secretário de Imprensa. Em 1982, foi eleito para ocupar a cadeira nº 34 como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Toda a sua obra encontra-se no Arquivo Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa.

O bibliófilo José Mindlin, o poeta J.G. de Araújo Jorge e o artista plástico Aldemir Martins.

também serão homenageados como nomes de ruas do Recreio.
 

* Com informações do Portal Imprensa.