Rio está pronto para curtir o carnaval


17/02/2012


Oficialmente o carnaval do Rio de Janeiro começou nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, quando o Prefeito da Cidade, Eduardo Paes, passou a Chave da Cidade ao Rei Momo, Milton Junior, que estava acompanhado da Rainha Cristiane de Souza Alves e das Princesas Letícia Martins Guimarães e Suzan Maria Souza Gonçalves. A cerimônia aconteceu às 11h, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na presença do Presidente da Riotur, Antonio Pedro, e da animação da Confraria do Garoto.
 
 
Eduardo Paes falou aos jornalistas sobre as obras de reforma da Passarela e do Terreirão do Samba:
— Entrego à cidade com o tempo lindo uma Passarela do Samba renovada, com a conclusão da obra do Oscar Niemeyer. E entregamos também o Terreirão do Samba. Enfim, uma cidade no auge da sua plenitude e alegria, capaz de curtir o carnaval de maneira ordeira. O que o povo tem que fazer agora é se divertir com muito samba no pé e muita alegria, e não esquecer de cuidar da cidade, declarou o Prefeito.
 
 
Na realidade, a cidade já vive o clima carnavalesco desde o início do mês, com os desfiles dos blocos de embalo, como Imprensa Que Eu Gamo (formado por jornalistas), Simpatia É Quase Amor, Nem Muda Nem Sai de Cima, Suvaco do Cristo, entre outros.
 
O tradicional Cordão da Bola Preta, já fez alguns esquentas, e promete sacudir a poeira no sábado, 18 de fevereiro, a partir das 9h, com o concorrido desfile na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade.
 
Para quem gosta de marchinhas uma boa dica é o Baile da Cinelândia, criado em 1991, que se transformou em um dos eventos mais tradicionais da cidade. No palco montado em frente à Câmara dos Vereadores, durante cinco dias, o público vai poder acompanhar, de graça, shows de artistas como João Roberto Kelly, Dóris Monteiro, Helena de Lima e Virgínia Lane.
 
Este ano a Riotur preparou uma novidade: a partir do sábado (dia 18) uma roda de samba será formada, das 2h às 4h, com a participação de Monarco, Tia Surica, Mauro Diniz, Dorina e Marquinhos de Oswaldo Cruz.
 
O Baile da Cinelândia acontece de 17 a 21 de fevereiro (sexta a terça-feira de carnaval), a partir das 20h, na Praça Floriano, no Centro do Rio. Veja a programação completa em http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/exibeconteudo?article-id=2571738.
 
 
 
Escolas de Samba
 
 
No sábado, 18 de fevereiro, é a vez das escolas de samba darem início aos desfiles da Marquês de Sapucaí. O carnaval da Avenida começa com a apresentação das agremiações do Grupo de Acesso A. A primeira agremiação a desfilar será a Paraíso do Tuiuti, com o enredo “A tal mineira”, em homenagem à cantora Clara Nunes, que morreu em abril de 1983. A Império Serrano é a penúltima, e trará o enredo “Ivone Lara, o enredo do meu samba”. Acadêmicos do Cubango será a última a se apresentar na pista da Marquês de Sapucaí.
 
 
A grande expectativa fica por conta dos desfiles das escolas do Grupo Especial, que começam no domingo, 19 de fevereiro, quando desfilam, na passarela da Marquês de Sapucaí, Renascer de Jacarepaguá, Portela, Imperatriz, Mocidade, Porto da Pedra, Beija-Flor e Vila Isabel.
 
 
Na segunda, 20 de fevereiro, o desfile começa com São Clemente, em seguida virão União da Ilha, Salgueiro, Mangueira, Unidos da Tijuca e Grande Rio.
 
 
Qual delas vai conseguir tirar a hegemonia da Beija-Flor, campeã do ano passado? A Portela, tradicional escola de Madureira, conta com o samba-enredo mais badalado desse ano, que fala da Bahia e suas tradições religiosas.
 
 
A Mangueira, com o enredo “Vou festejar! Sou Cacique, sou Mangueira”, também vai desfilar embalada com um samba, que na opinião dos especialistas, é “a cara da escola”. E quando isso acontece, geralmente a verde e rosa é sempre uma forte candidata ao título de campeã do carnaval.
 
 
Terreirão do Samba
 
 
Próximo à Marquês de Sapucaí, na Praça Onze, está instalado outro grande projeto do carnaval carioca, chamado Terreirão do Samba. Criado em 1991, como uma alternativa para aqueles que gostam de curtir um samba de raiz, em um ambiente sadio, com infraestrutura de serviços de bar, comidas típicas e banheiros. A programação do Terreirão pode ser consultada em
http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/exibeconteudo?article-id=2571738