Ricardo Berzoini será o novo Ministro das Comunicações a partir de 2015


Por Igor Waltz*

30/12/2014


Ricardo Berzoini (Crédito: Folha de S. Paulo)

Ricardo Berzoini (Crédito: Folha de S. Paulo)

O atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini, assumirá a pasta do Ministério das Comunicações a partir de 2015. A informação foi revelada nesta segunda-feira, 29 de dezembro, durante o anúncio de parte da nova composição ministerial para o segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff.

O Ministério das Comunicações é encarregado das políticas de radiodifusão, serviços postais e telecomunicações. Berzoini assume o cargo que atualmente é comandada por Paulo Bernardo.

O novo ministro é formado em Engenharia e iniciou sua militância no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em 1985. Três anos depois, foi secretário de Imprensa e Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Eleito deputado federal pelo PT quatro vezes (1998, 2002, 2006 e 2010), no final de 2005, foi eleito presidente nacional do PT. No governo Lula, foi ministro da Previdência Social, quando esteve à frente da reforma da Previdência, e depois assumiu a pasta do Trabalho e Emprego.

Durante a campanha à reeleição de Dilma, Berzoini foi um dos articuladores da proposta de regulamentação econômica da mídia. Em diversas entrevistas o novo ministro declarou ser a favor de medidas como a regulamentação dos artigos da Constituição que proíbem o monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação.

*Com informações da EBC.