Revistas e jornais brasileiros ganham prêmio


24/02/2010


Duas revistas e oito jornais brasileiros acabam de conquistar importantes prêmios internacionais de qualidade gráfica e design, numa prova de que as publicações do País estão elevando o seu conceito no mercado mundial de mídia.

Publicadas pela Editora Globo, as revistas Época e Época São Paulo foram agraciadas com o prêmio Award of Excellence, concedido pela Society of Newspaper Design (SND), entidade que seleciona e elege anualmente os melhores designs de jornais e revistas do planeta, que se destacam nos quesitos desenho e criação gráfica.

As duas publicações conquistaram cinco premiações, concorrendo com revistas de prestígio como News York Times Magazine e National Geographic. Época São Paulo conquistou três prêmios na categoria Fotografia, com as matérias “Era uma vez na Cinelândia”, publicada na edição nº 12, de 1º de abril de 2009; “O melhor de São Paulo 2009/2010”, da edição de nº 19, que foi às bancas em 27 de outubro de 2009. O terceiro prêmio foi por causa da reportagem “Primeiros movimentos”, na edição nº 18, de 24 de setembro de 2009.

No caso da revista Época, foram dois prêmios nas categorias Infográfico e Fotografia, por causa da reportagem “Vôo Air France”. A matéria foi publicada em 5 de junho de 2009, na edição nº 577.

Jornais

Liderados pelo jornal Folha de S.Paulo, que obteve 15 premiações, os jornais os jornais brasileiros venceram 28 categorias da 31ª edição do Best of Newspaper Design, prêmio promovido pela SND. Participaram desta edição 374 publicações de 42 países.

O diário carioca O Dia ficou com o segundo lugar dos veículos nacionais, vencendo seis prêmios. Em seguida vem o Correio Braziliense (DF), que conquistou duas premiações. Depois aparecem O Estado de Minas, de Belo Horizonte; A Tarde, de Salvador; Vale Paraibano, do município paulista de São José dos Campos; A Crítica, de Manaus; e o Correio da Bahia, também de Salvador. Todos esses veículos foram agraciados com um prêmio cada um. A lista completa de vencedores está no site http://www.snd.org/