Revista de Cultura Imae disponível na Bibiloteca da ABI


29/08/2008


Encontra-se à disposição dos associados para consulta o exemplar Ano 7, nº 16, da Revista de Cultura Imae, publicação do Instituto Metropolitano de Altos Estudos para o Desenvolvimento do UniFMU. O Imae é um órgão das Faculdades Metropolitanas Unidas, criado em 2000 para ser um espaço de reflexão científica, educativa e cultural.

A revista foi lançada com a finalidade de contribuir para o estudo das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais que caracterizam a sociedade de informação e do conhecimento, com destaque para os assuntos relacionados à sociedade brasileira, em artigos de intelectuais de diversas áreas. No número em questão, por exemplo, Celso Lafer comenta o livro “D. Pedro II (1825-1891)”, do historiador José Murilo de Carvalho, e Maristela Mafei fala sobre a capacidade que fatos novos têm de provocar mudanças comportamentais em “Comunicação como integradora de empresas, consumidores e comunidade”.

Ainda sobre o tema comunicação, Emerson Ike Coan, Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP, assina o artigo “Publicidade: não há espetáculo sem espectador”. Segundo o autor, ao estabelecer prestígio social para o consumidor, “a publicidade revela (…) uma lógica de produção de aparências”.

O jornalista e escritor Rodolfo Konder comparece na revista com o artigo “Após alguns verões”, que faz uma reflexão sobre a fragilidade dos ditadores diante da própria morte e cita, entre outros, Stroessner, Pinochet, Mussolini, Stálin e Mao Tse-Tung. Por sua vez, José Goldemberg fala das “Alternativas para conter o desmatamento da Amazônia”, enquanto o acadêmico Arnaldo Niskier, no artigo “Os participantes da previdência complementar como investidores e credores do sistema”, analisa o desempenho dos fundos de pensão brasileiros, que considera “responsáveis pela modernização do nosso capitalismo”.