Revista da Souza Cruz exalta centenário da ABI


19/02/2008


“A Casa da liberdade de expressão”. Assim é chamada a Associação Brasileira de Imprensa na revista Diálogo, editada pela Souza Cruz, em reportagem que aborda o centenário da entidade, a ser comemorado no próximo dia 7 de abril. A revista destaca a ABI como uma instituição consolidada na defesa das liberdades de imprensa e de expressão e cita a contribuição da Souza Cruz para com a imprensa no País.

Entrevistado pela Diálogo, o Presidente da Casa do Jornalista, Maurício Azêdo, lembra que “a Souza Cruz teve um papel importante no desenvolvimento da imprensa periódica no Brasil”. Maurício se refere à Revista Souza Cruz, editada entre 1916 e 1937 e considerada “um dos principais veículos de propagação da cultura do Brasil”:
— A publicação contava com a participação de importantes colaboradores, como Lima Barreto, e hoje é uma das preciosidades da Biblioteca Bastos Tigre, da ABI.

De acordo com a reportagem, que menciona também Herbert Moses, Presidente da ABI entre 1931 e 1964, a ligação da Souza Cruz com a ABI não se limita à revista. A empresa participou do primeiro aporte para a criação do ABI Online, reafirmando uma relação que, segundo Maurício Azêdo, vem de longa data, pois a companhia “prestou colaboração destacada a iniciativas importantes, como a do centenário de Bastos Tigre, primeiro bibliotecário formado no Brasil e patrono da nossa biblioteca”.