Reunião empossa Conselho e aprova mandato tampão


06/01/2021


 

Fichel Davit Chargel, Presidente do Conselho Deliberativo da ABI

Em reunião ordinária, realizada por meio virtual nesta terça-feira, 5, tomou posse o novo terço do Conselho Deliberativo da ABI , integrado por trinta conselheiros (15 efetivos e 15 suplentes), com mandato até abril de 2023. Esses novos conselheiros foram eleitos em 18 de dezembro último.

Seguindo a pauta da reunião, Fichel Davit Chargel, presidente do Conselho Deliberativo, foi eleito, por aclamação, para cumprimento de  um mandato tampão,  de 5 de janeiro até 13 de maio de 2021 – data em que tomará posse o outro terço do Conselho Deliberativo da Casa do jornalista, que será eleito em abril próximo.

“A renovação desse terço do Conselho, somada à renovação de outro terço que ocorrerá em abril próximo,  tem o caráter de manter a unidade da ABI. Conselho Deliberativo forte , entidade forte”, destacou o coordenador da reunião, Vitor Mário Iório, também diretor da ABI.

Ao saudar os novos conselheiros, o presidente da ABI, Paulo Jeronimo, também destacou a renovação do quadro de conselheiros como fator importante para enfrentar desafios, entre eles a grave situação financeira da entidade.

Paulo Jeronimo, Presidente da ABI

O evento online contou com  cerca de 55 participantes – fato  inédito, comemorado por Fichel Davit: “Além do número expressivo de presentes por meio virtual, observa-se que a ABI está se tornando nacional , com a presença de companheiros de São Paulo, Juiz de Fora (MG), Rio Grande do Sul , Pernambuco e Brasília”. Para ele, essa representação deverá se ampliar com as novas eleições de conselheiros em  abril, o que “fortalece um programa em defesa  da nossa liberdade de imprensa e de expressão”.

Fichel Davit informou que convocará  reunião do Cosnselho Deliberativo para o próximo dia 25, quando serão colocados itens da pauta de trabalho do ano, entre eles enfrentamento da crise financeira da ABI e formação de comissão eleitoral responsável pelo próximo pleito de abril.

Conselheiro Vitor Iório

Numa espécie de antecipação dos temas da próxima reunião do dia 25, o conselheiro Alceste Pinheiro sugeriu o lançamento de uma campanha nacional para atrair novas filiações à ABI, ampliando, assim, a arrecadação financeira da entidade e o peso de sua representação política. Nesse processo, o conselheiro Marcelo Auler defendeu a necessidade de um trabalho em busca de sócios que se afastaram da ABI, para que retornem à entidade.

Foi lembrado pelo também conselheiro Laurindo Lalo que está em  fase adiantada de elaboração o novo estatuto da ABI, produzida pela Comissão de Estatuto,  coordenada por Vitor Iório.  “O projeto deverá ser apresentado em breve ao Conselho Deliberativo”, disse Lalo.