Retrato do preconceito no pós-guerra


08/07/2008


Dando prosseguimento à mostra Imprensa no Cinema, do Cine ABI, será exibido nesta quinta-feira, dia 10, “A luz é para todos”, com direção de Elia Kazan. O filme, de 1947, aborda o anti-semitismo dois anos após o término da Segunda Guerra Mundial, marcada pelo holocausto provocado pela perseguição nazista aos judeus.

Na trama, o jornalista Phillip Grenn (Gregory Peck) é contratado pela revista New Yorker para escrever uma reportagem sobre o preconceito sofrido pelo povo semita em solo norte-americano. Para tanto, o repórter não se limita apenas a fatos, estatísticas e dados: assume identidade judaica e sente na pele a discriminação. Paralelamente, Green se apaixona por Kathy (Dorothy McGuire), sobrinha do Presidente da revista.

O longa foi vencedor dos Oscars de melhor filme, melhor diretor e melhor atriz coadjuvante (Celeste Holm), além de ser indicado ao prêmio de melhor ator (Gregory Peck), melhor atriz (Dorothy McGuire), melhor atriz coadjuvante (Anne Revere), melhor edição e melhor roteiro.

A sessão, com entrada franca, será às 19h, no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio). O público recebe a ficha técnica e a sinopse do filme, podendo participar do debate após a exibição, organizada pelo Diretor de Cultura e Lazer da Casa, Jesus Chediak.