Resgatado fotógrafo ferido em Homs


28/02/2012


O jornal Sunday Times confirmou nesta terça-feira, dia 28, que o fotógrafo britânico Paul Conroy, 47 anos, foi retirado da cidade de Homs, na Síria, e encontra-se no Líbano. A libertação foi anunciada por familiares do fotógrafo à agência de notícias Press Association.
—Nós acabamos de receber um recado de Beirute. Estou com o telefone na mão neste momento, afirmou Lês Conroy, pai do fotógrafo.
 
O resgate de Conroy teria sido feito por um grupo de opositores ao governo sírio e membros do Exército Livre da Síria na noite desta segunda-feira, 27.
 
Paul Conroy e a repórter francesa Edith Bouvier, do jornal Le Fígaro, foram feridos na última quarta-feira, dia 22, durante um bombardeio em Homs. No ataque morreram a repórter do Sunday Times Marie Colvin, 56 anos, e o fotojornalista francês Remi Ochlik, 28 anos.
 
No dia seguinte ao bombardeio, Paul Conroy e Edith Bouvier postaram um vídeo no Youtube pedindo ajuda para deixar a cidade de Homs, que está sob o cerco de forças leais ao ditador Bashar Al-Assad.
 
Após o anúncio da chegada de Conroy ao Líbano, o Presidente da França, Nikolas Sarkozy chegou a confirmar a libertação de Edith Bouvier, mas a informação foi desmentida logo depois.
 
—Não foi confirmado que Edith Bouvier esteja em segurança no Líbano. A comunicação com Homs é muito difícil e a situação é imprecisa e complexa. Não gostaria de dizer coisas inexatas, mas posso afirmar que estamos trabalhando para a retirada da jornalista de Homs. Ainda não posso dizer nada, desculpem-me, disse Nikolas Sarkozy.
 
A direção do jornal Le Fígaro também não confirmou a retirada de Bouvier para o Líbano.
 
 
*Com AFP.