O casal de jornalistas Francisco Gómez Nadal e Pilar Chato, da Espanha, foi impedido de entrar no Panamá por determinação do Presidente Ricardo Martinelli.
Paco Nadal, como é conhecido, e a mulher tinham sido repatriados para a Espanha após o jornalista ter sido preso por acompanhar como “observador” um protesto promovido pela ONG Humans Rights Everywhere (HRF) na capital do país. As autoridades o acusam ainda de instigar manifestações de grupos indígenas.
“Eu não posso infringir a lei. Se ele (Paco) quer voltar, tem que mudar a lei, porque ele não pode voltar ao país”, disse Martinelli.
De acordo com o site Knight Center for Journalism in the Americas, a HRF chegou a enviar uma carta ao Presidente, solicitando o retorno “imediato e seguro” do casal ao Panamá. “Os abusos cometidos pelo Governo contra jornalistas e defensores dos direitos humanos são inadmissíveis em uma democracia,” disse Thor Halvorssen, Presidente da HRF.
Em entrevista à rede CNN espanhola, o Diretor-jurídico da HRF, Javier El-Hage, acusou que o Governo panamenho de montar uma campanha de difamação contra cidadãos espanhóis.