Repórter em pele de traficante de armas


22/09/2008


 Maria Schneider e Jack Nicholson

Nesta quinta-feira, 25, a mostra A Imprensa no Cinema, em homenagem ao centenário da ABI e aos 200 anos da Imprensa Régia no Brasil, tem continuidade com “O passageiro — Profissão repórter”, de Michelangelo Antonioni, produzido em 1975. 

Na trama, o repórter David Locke (Jack Nicholson) é enviado para o Norte da África para investigar e relatar movimentos de guerrilha. Entediado com a própria vida, ele entra em crise existencial e depara com uma oportunidade de mudar radicalmente seu destino: trocar de identidade com um desconhecido que morre no quarto de hotel ao lado do seu. 

O que Locke não sabe é que, ao assumir a vida do inglês Robertson, ele entra na pele de um traficante de armas que sustenta a guerrilha na África. Ao cumprir a agenda do morto, o jornalista viaja pela Europa e a África, negociando com criminosos, ao mesmo tempo em que se apaixona por uma jovem arquiteta (Maria Schneider), que o acompanha em sua nova vida. 

A sessão, gratuita, está marcada para as 18h30 na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio). A mostra, que apresenta filmes que trazem o Jornalismo em seus enredos, é coordenada por Jesus Chediak, Diretor de Cultura e Lazer da Associação.